Organização e espírito amistoso dentro de presídios

Isso foi possível graças ao trabalho voluntário do UNP que, recentemente, promoveu uma ação social no interior paulista. Veja como foi

Imagem de capa - Organização e espírito amistoso dentro de presídios

Imagine um campeonato de futebol realizado dentro de uma unidade prisional – e tudo com muita organização e espírito amistoso.

Foi isso que os voluntários do grupo Universal nos Presídios (UNP) conseguiram realizar no Centro de Progressão Penitenciária “Dr. Javert de Andrade”, localizado em São José do Rio Preto, no interior paulista.

Ao todo estiveram presentes no evento cerca de 2 mil pessoas, entre reeducandos, familiares e profissionais da penitenciária. O campeonato de futebol contou com a formação de 36 equipes e rendeu até mesmo um troféu aos três primeiros colocados e ao artilheiro (aquele que fez mais gols).

O intuito com essa atividade foi de proporcionar um laço afetivo ainda maior entre os reeducandos e entre as famílias deles, para que o ambiente no local seja mais descontraído e harmonioso.

Segundo o Pastor Marcio Silva, que ajudou a organizar esse evento, o prêmio maior foi a atmosfera de união entre todos: “Nós sabemos que o futebol tem essa facilidade de unir pessoas e derruba todo e qualquer preconceito. Nesse dia, aconteceu, aos olhos da direção dessa unidade, algo que nunca havia acontecido. As famílias puderam se unir e prestigiar seus entes queridos com alegria, onde as esposas e filhos torciam pelos seus heróis. Tudo ocorreu da melhor forma possível e terminamos com saldo muito positivo.”

Durante todo o evento, foram realizadas orações também para que Deus abençoasse as famílias. Além disso, os voluntários do UNP ofereceram orientações espirituais para todos.

O lema é “ajudar ao próximo”

Recentemente, no Centro de Detenção Provisória (CDP) “ASP Valdecir Fabiano”, localizado em Riolândia, interior do estado de São Paulo, uma das unidades atendidas pelo UNP de Rio Preto, um reeducando precisou passar por um procedimento odontológico especializado, que não poderia ser oferecido na unidade.

Felizmente, uma das voluntárias do grupo UNP, da região de São José do Rio Preto, a cirurgiã dentista Sabrina Santos (foto ao lado), pôde ajudá-lo com a ocorrência.

“O diretor da unidade do CDP havia pedido para o Pastor se teria como ajudar esse reeducando, que estava com muita dificuldade na mastigação. Gostaria de dizer que é uma grande honra poder fazer parte desse trabalho, doando um pouco do meu tempo a essas pessoas. Tem sido de grande valia para minha vida, pois Deus tem me proporcionado um gozo na alma indescritível, prosperando-me cada vez mais para que eu possa seguir em frente com esse trabalho de evangelização maravilhoso”, observou a profissional.

A voluntária, que participa do grupo UNP desde abril do ano passado, também promove palestras odontológicas junto aos internos das unidades que o grupo atende na região. A ideia surgiu após os voluntários promoverem com sucesso uma palestra sobre o problema do suicídio.

Você também pode fazer parte do UNP

No início desse ano, cerca de 5 mil novos voluntários ingressaram no grupo, em todo o País.

Se você deseja auxiliar em ações sociais nos presídios brasileiros, busque informações em uma Universal mais próxima de sua casa.

Clique aqui e acompanhe as novidades do grupo UNP no Facebook.

imagem do author
Colaborador

Por Daniel Cruz / Fotos: Reprodução