Alerta contra a doença no Dia Mundial de Combate à Tuberculose

Tuberculose ainda está entre as doenças infecciosas que mais mata no mundo

Por Por Michele Roza / Foto: Thinkstock

No dia 24 de março é celebrado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, data sugerida desde 1982 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) quando se homenageou o centenário do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, pelo médico Robert Koch.

O objetivo deste dia é alertar a população sobre o impacto da doença no mundo e falar sobre prevenção e controle da tuberculose. Mesmo sendo uma doença passível de ser prevenida por vacinação, a tuberculose ainda está entre as doenças infecciosas que mais matam, atrás apenas do HIV/AIDS. A disseminação da doença faz-se pelo ar, ao falar, espirrar ou tossir.

Em torno de cinco mil mortes são causadas pela tuberculose por dia em todo o mundo. São mais de 1,6 milhão de pessoas que perdem a vida anualmente para a doença, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). O Brasil ainda figura no grupo de países que reúne quase 40% de todos os casos de tuberculose do mundo. Cerca de 75 mil casos novos e reincidentes foram registrados no País em 2016.

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). Nos infectados, os sintomas mais frequentes são a perda de peso, febre baixa, que se apresenta mais ao fim do dia, tosse que se estende por mais de três semanas.

O tratamento da tuberculose é feito à base de antibióticos e é eficaz. Mas, a prevenção ainda é o melhor remédio. Para evitar a doença, algumas medidas de prevenção são fundamentais: a vacina BCG é obrigatória para menores de um ano, pois protege as crianças contra as formas mais graves da doença.

Gostou da informação? Então, compartilhe este texto nas redes sociais com seus familiares e amigos.

ler mais
Reportar erro

comentários

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Alerta contra a doença no Dia Mundial de Combate à Tuberculose

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Fake news

Você sabe de alguma notícia falsa que tem circulado na internet sobre a igreja Universal? Relate aqui o caso que iremos trazer toda a verdade no site Mitos e Verdades

Formulário de Denúncia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach

Coordenadora de Conteúdo:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Michele Roza, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques, Rafaela Dias



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone:(11) 2392-3372

Endereço Rua João Boemer, 254 - Brás, São Paulo

Cep: 03018-000

Free WordPress Themes, Free Android Games