“91 dias no Abrigo do Altíssimo” – Décima-segunda semana

Reflexão do Salmo 91 com o Bispo Renato Cardoso

Imagem de capa - “91 dias no Abrigo do Altíssimo” – Décima-segunda semana

“Ele Me invocará, e Eu lhe responderei; Estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei. ” Salmos 91.15

Estamos vivendo a penúltima semana do propósito “91 dias no Abrigo do Altíssimo” e no decorrer desses três primeiros meses do ano pudemos meditar nas promessas contidas no Salmo 91 e, aqueles que absorveram a Palavra e de fato se renderam ao Senhor Jesus, certamente encontraram esse Abrigo.

O versículo acima é o correspondente a esta semana e diz respeito ao relacionamento de Deus com o ser humano.

O Bispo Renato Cardoso explica que fica claro nesse versículo que para se obter a resposta de Deus é preciso invocá-Lo.

“Não é difícil entender isso, especialmente quando você é pai ou mãe. Pois não há mãe ou pai que, em sã consciência, ao ouvir o grito do filho pedindo por socorro fique indiferente a ele. É impossível”, destaca. Ao contrário, ele até esquece os atos de rebeldia do filho para, simplesmente, socorrê-lo.

Assim como os pais esperam que os filhos recorram a eles quando estão em apuros, Deus espera o mesmo de nós.

E quando isso não acontece, Deus se sente da mesma forma que um pai ou uma mãe, quando espera ouvir do filho um pedido de ajuda, um pedido de conselho, mas, em vez disso, ele se isola no próprio mundo e não se abre com eles.

O Bispo Renato explica que quando agimos assim em relação a Deus, a resposta simplesmente não vem, pois Ele não age como um super-herói que aparece do nada na hora H e salva a mocinha ou o mocinho do filme.

“Muitas pessoas carregam essa ideia dentro de si em relação a Deus”, lamenta o Bispo. Mas com Deus não é assim que funciona. Para que Ele apareça na vida da pessoa é preciso haver uma manifestação de fé da parte dela.

Ele esclarece que a base do relacionamento de Deus com o ser humano é a fé. Quando você invoca a Deus, quando você ora, está manifestando a fé. E só manifesta essa fé quem é humilde para reconhecer que precisa. Quando a pessoa reconhece, ela recorre à oração, então essa Palavra se cumpre: “Ele me invocará e Eu responderei”.

Ou seja, é a nossa ação que provoca a reação de Deus na nossa vida.

“Ele só estará comigo na minha angústia e me livrará quando eu invocá-Lo, então, Ele vai me livrar e me glorificar. Ou seja, Ele irá fazer muito mais do que me tirar do perigo, vai me glorificar, me dar uma vida que fará eu ficar muito mais feliz e surpreso, por ter recebido muito mais do que eu esperava”, destaca.

Se você se encontra angustiado, aflito, o Bispo Renato convida você a, em um ato de fé e humildade, colocar suas aflições diante de Deus e pôr à prova essa Palavra. “Você tem clamado, orado, feito os seus pedidos conhecidos diante de Deus? Você tem feito isso? Faça essa prova com Ele aí agora, e veja se Ele não irá atender”, aconselha.

Participe das reuniões dessa penúltima semana do propósito “91 dias no Abrigo do Altíssimo”, no Templo de Salomão ou em uma Universal mais próxima de você.

Acompanhe também pelo Univer todos os episódios da Reflexão do Salmo 91 com o Bispo Renato Cardoso.

imagem do author
Colaborador

Por Jeane Vidal / Foto: Thinkstock