“Meu ex-marido quer que eu seja a amante dele”

Imagem de capa - “Meu ex-marido quer que eu seja a amante dele”

Lidar com o fim de um casamento não é fácil, ainda mais quando houve traições e o relacionamento deixou feridas e marcas. A aluna Luana, do A Escola do Amor Responde desta semana, está passando por essa situação e pediu ajuda aos professores Renato e Cristiane Cardoso. Confira as orientações do casal, que é especialista em questões relacionadas à vida amorosa.

Aluna – Tenho 29 anos e fui casada durante quase nove anos. Meu ex-marido sempre me traia e saiu de casa há dois meses. Já assumiu que está com outra pessoa, mas, mesmo assim, continua me mandando mensagens, querendo que eu continue “ficando” com ele e talvez como a outra também. Sofro muito com isso. O que devo fazer?

Cristiane – Você deve dizer não a ele.

Renato – E, além de dizer não, você deve prosseguir com o divórcio.

Cristiane – Eu sei que você está sofrendo, pois foram nove anos de casamento e provavelmente você o ama muito. Contudo, ele não está fazendo o que é certo, que seria tentar voltar com você como marido. E você, por estar sofrendo demais, não consegue enxergar o que é obvio. Você deve ter muitas dúvidas, em especial por não saber o que fazer com o marido que a deixou há dois meses, que já está namorando outra mulher e, ao mesmo tempo, quer que você volte com ele e aceite a outra. No entanto, você precisa de ajuda para se conscientizar de que o que está permitindo que ele faça com você é errado.

Renato – Enquanto ele encontrá-la disponível e disposta a aceitar qualquer interação com ele, vai continuar com essa patifaria, essa cafajestagem de querer que você, que era esposa dele, se torne a outra. O simples fato de você considerar a proposta que ele fez já mostra como você tem se mostrado para ele. Na verdade, ele a enxerga como uma mulher qualquer. É você que está permitindo que ele a veja desse jeito. Tanto que você chegou a ponto de nos perguntar o que deve fazer. Você não tem ideia do absurdo disso que ele está fazendo com você. Luana, minha orientação para você é bloquear seu ex de todas as formas, a não ser que vocês tenham um filho e ele precise ter acesso à criança. Se não for o caso, o bloqueie. Prossiga imediatamente com o divórcio e faça com que ele cumpra seus deveres perante a lei. Isso mostrará a ele que você tem dignidade e respeito próprio. E, se você tem alguma esperança de que ele possa mudar, a primeira coisa que deve acontecer com você é elevar a sua autoestima, o seu senso de valor próprio. Porque se você depender dele, ele vai continuar humilhando-a.

A restauração começa com você. Esse é o primeiro passo. Eu sei que você está triste e é tudo muito recente, mas não adianta se manter emotiva. Você tem que ser lógica, racional, verdadeira e olhar os fatos como eles são. Ele é um cafajeste e está querendo colocar você abaixo dele. Se você quer ajuda e forças para lidar com isso, indicamos as palestras da Terapia do Amor. Elas ajudam as pessoas que estão humilhadas, envergonhadas, enfraquecidas por uma traição ou por uma decepção amorosa a se reconstruírem. Você precisa se reconstruir.

Cristiane – Você se desvaloriza e se acha muito inferior a ele. Está machucada e se sentindo a pior pessoa do mundo porque ele está fazendo você se sentir um nada, um zero. E, se você é uma pessoa sem estrutura emocional, não vai conseguir seguir em frente. Por isso muitas pessoas que estão em uma situação como a sua pensam em morrer, começam a emagrecer, ficam doentes e com vários problemas. Os filhos vivem pedindo para serem educados, solicitam carinho e atenção e a pessoa não tem cabeça para isso. Nós queremos ajudá-la, mas você precisa estar disposta a fazer o que falamos e participar das palestras da Terapia do Amor para se levantar, sair desse buraco e se tornar a mulher que você nunca foi.

A Escola do Amor Responde

Diariamente, Renato e Cristiane Cardoso esclarecem dúvidas sobre a vida amorosa. Se você deseja ouvir os podcasts com os programas apresentados por eles, acesse blogs.universal.org/renatocardoso/escola/

imagem do author
Colaborador

Por Michele Francisco/ Foto: Fotolia