Minha esposa está grávida e parece que enlouqueceu

Imagem de capa - Minha esposa está grávida e parece que enlouqueceu

O período de gravidez é cheio de surpresas. A mulher passa por uma fase de mudanças hormonais que pode interferir não apenas em seu corpo, mas em seu casamento. No A Escola do Amor Responde desta semana, os professores Renato e Cristiane Cardoso buscaram a ajuda de uma médica para auxiliar o Aluno que pede orientação quanto ao que fazer com a esposa. Ela está grávida e ele não sabe como lidar com as alterações de humor dela. Confira abaixo.

Aluno – Minha esposa parece que enlouqueceu depois que engravidou. Ela está me deixando muito chateado e confuso. Por causa do início da gravidez, vive dizendo que não me quer mais e fala um monte de palavras sem sentido. Ela não me dá mais atenção, parece que não quer mais saber de mim, e sempre diz que precisa ficar sozinha porque está com muitas dores por causa da gravidez. Tudo isso está me afetando muito e não estou entendendo mais nada. Me ajudem, por favor.

Renato – Para responder à sua pergunta, procuramos o conselho e a ajuda da doutora Erica Mantelli, ginecologista e obstetra do Hospital Pro Matre Paulista, que dará uma opinião profissional, pois sabemos que a gravidez afeta a mulher de muitas formas.

Doutora Erica – Essa é uma dúvida muito comum, principalmente dos papais de primeira viagem. Será que é mesmo normal a gestante ficar tão diferente e ter tantas alterações no seu humor? Sim, isso pode acontecer em razão das alterações hormonais. Cada mulher é de um jeito e se comporta de uma maneira diferente diante dessas alterações hormonais. Algumas mulheres podem também, além dos hormônios alterados, ter muitos sintomas desconfortáveis no início da gestação, como dores nas mamas, alterações do sono e irritabilidade. Isso gera uma cascata de consequências que pode refletir na vida do casal. É importante que a gestante conte com o apoio de toda a família, além do acompanhamento de um obstetra, para tirar todas as dúvidas, inclusive do que fazer diante desses acontecimentos. E, no seu caso, Aluno, é preciso ter paciência, entender que tudo isso é uma fase e que vai passar. Vocês, como casal, precisam fazer atividades que os unam ainda mais: um passeio, execícios físicos, se preocuparem com a chegada do bebê e com a preparação do enxoval. Tente olhar sempre para o lado positivo das situações.

Cristiane – O problema de muitos papais de primeira viagem é que eles acham que terão que lidar apenas com a chegada de uma nova vida na família. Aluno, você precisa abraçá-la e acalmá-la de vez em quando e isso não vale apenas para enquanto ela estiver grávida, mas para sempre. As mulheres costumam ter mudanças de humor com as alterações nos hormônios. Às vezes, o Renato me via estressada e não entendia, ficava chateado, irritado comigo e eu me sentia mal por estar daquele jeito. Quando ele começou a entender essas mudanças, passou a me abraçar e a compreender melhor essas situações. Sua parte como esposo é muito importante nessa hora.

Renato – É importante você entender que na maioria das vezes isso tem a ver com essa mudança hormonal. Você não deve dar tanta importância a tudo o que ela fala porque isso pode ser decorrência de um grande momento de estresse. Como a médica disse, tenha paciência. E outra boa notícia: tudo isso vai passar.

Cristiane – Mais uma informação valiosa: se você tiver paciência e compreendê-la melhor, também vai ser muito realizado e feliz ao lado dela. Porque esta mesma mulher que hoje está vivendo um período difícil, vai retribuir tudo o que você fez por e para ela.

A Escola do Amor Responde

Diariamente, Renato e Cristiane Cardoso esclarecem dúvidas sobre a vida amorosa. Se você deseja ouvir os podcasts com os programas apresentados por eles, acesse blogs.universal.org/renatocardoso/escola/

imagem do author
Colaborador

Por Michele Francisco / Foto: Fotolia