Mais de mil venezuelanos são atendidos em ação da Universal

Em Roraima, grupo A Gente da Comunidade leva alimentos, serviços e apoio espiritual aos imigrantes do país vizinho

Imagem de capa - Mais de mil venezuelanos são atendidos em ação da Universal

A crise na Venezuela continua forçando cada vez mais venezuelanos a cruzarem as fronteiras rumo ao Brasil. Aqui, eles buscam solução para a fome e sonham com dias melhores. Até agora, a Prefeitura de Boa Vista, capital de Roraima, estima que cerca de 40 mil venezuelanos já tenham entrado na cidade. Sem emprego nem dinheiro, muitos se instalam em praças e terrenos. Para transformar essa realidade, a Universal realiza há mais de seis meses um trabalho direcionado a eles.

No dia 25 de fevereiro, o projeto A Gente da Comunidade promoveu uma ação com 50 voluntários na Praça Simón Bolívar, local onde vivem muitos venezuelanos. Cerca de 1.030 imigrantes foram beneficiados com o evento, quando foram distribuídos alimentos e realizados cortes de cabelo e serviços de manicure.

“O que mais chama atenção é a maneira como eles chegam a Boa Vista. Muitos vêm a pé da cidade de Pacaraima até aqui e são mais de 200 quilômetros. É impressionante. Eles chegam com suas famílias, mochilas nas costas e crianças no colo. A situação em que vivem é lamentável. Quando chegamos para dar apoio, eles ficam felizes. É gratificante ver o brilho no olhar deles”, diz o bispo Freitas, responsável pelo trabalho da Universal em Roraima. “Muitos ficam nos sinais limpando vidros de carros e esperando receber um trocado; outros ficam com placas pedindo ajuda, emprego e comida para os filhos. É isso que nos dá forças para ajudá-los”, afirma.

O bispo Freitas destaca que o trabalho tem duas frentes. “Levamos comida, água, sopa, cobertores e roupas. Depois, a Palavra de Deus, que é o mais importante. Nós abrimos a visão deles e temos visto pessoas que têm sido curadas. Hoje temos venezuelanos trabalhando, com moradia, pagando o seu aluguel. São poucos, mas o trabalho está avançando.”

O topógrafo Adriano Garcia Morales, de 38 anos, chegou ao Brasil com a esposa e os três filhos há cerca de um mês. Enquanto busca uma oportunidade, ele conta com o apoio da Universal. “Estou esperando a Polícia Federal liberar uma permissão para que eu tire a carteira de trabalho, já que meu país está mal tanto politicamente quanto em relação ao desemprego. O projeto A Gente da Comunidade tem nos dado apoio, com alimentos e orientação espiritual”, completa.

Ação social

A Universal mantém diversos projetos sociais e, por meio de seus voluntários, atua em vários setores da sociedade, com o objetivo de levar auxílio emocional, psicológico, material e, sobretudo, espiritual aos que necessitam, em asilos, orfanatos, hospitais, presídios, comunidades, entre outros locais.

Clique nos links abaixo e conheça alguns desses projetos:

Projeto Raabe (Auxílio a mulheres vítimas de violência doméstica)

Projeto T-Amar (Apoio a adolescentes grávidas e mães solteiras)

Projeto Ler e escrever (Alfabetização de jovens e adultos)

Anjos da madrugada (Ajuda a moradores de rua)

A Gente da comunidade (Ações sociais em comunidades)

Grupo Calebe (Incentivo e auxílio a idosos)

Força Jovem (Ações com os jovens)

Identificou-se com algum desses projetos? Então não perca mais tempo, procure uma Universal mais próxima e obtenha informações de como se tornar um voluntário. Não esqueça:

“… Mais bem-aventurado é dar que receber.” Atos 20.35

… Mais bem-aventurado é dar que receber. Atos 20.35

imagem do author
Colaborador

Por Rê Campbell/ Fotos: Cedidas