Como blindar sua fé?

Entenda como proteger a sua vida espiritual das situações que tentam derrubá-lo

Imagem de capa - Como blindar sua fé?

Atualmente, ter uma vida baseada nos ensinamentos da Palavra de Deus não é fácil. Isso exige do cristão a renúncia dos seus desejos para fazer a vontade do Senhor e alcançar o Seu Reino.

Os problemas, as adversidades, as emoções e as tentações surgem no caminho do indivíduo para enfraquecer sua fé. Contudo, se a sua área espiritual estiver sempre protegida, nada irá derrubá-lo.

Então, como se blindar para permanecer de pé na caminhada da fé? A resposta é estando vigilante do seu comportamento em todas as situações e sempre em comunhão com Deus, como está escrito na Bíblia Sagrada:

Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca. Marcos, 14.38

Primeiramente, é preciso entender que seu espírito e seu coração se alimentam daquilo que você ouve e vê. Se você estiver ouvindo palavras de dúvida e desânimo, certamente você irá absorvê-las e passará a ter os mesmos pensamentos. O mesmo acontece se reparar nas atitudes negativas dos outros: você também será seduzido a fazer o mesmo.

No livro O Pão Nosso para 365 Dias, o Bispo Edir Macedo escreveu que é preciso selecionar o que entra pelos nossos olhos e ouvidos. “Se faça de surdo e cego para aquilo que quer desviar o seu foco. A promessa para o que não deixa entrar qualquer lixo por seus olhos e ouvidos é uma vida tranquila e de paz, de segurança e certeza, de necessidades supridas e proteção.”

Para isso, é preciso estar sempre expressando a sua fé. “Porque quando se sai do ambiente de fé se acaba entrando no ambiente de dúvida e, consequentemente, da tentação”, completou.

De acordo com ele, a distração da fé faz o cristão cair aos poucos até morrer espiritualmente. “Você não pode relaxar na fé nunca. Isso significa perder o ar que se respira para viver. Imagine você mergulhar no mar sem equipamento, você vai morrer afogado, por mais forte, por mais inteligente, por mais capaz que você seja. A mesma coisa acontece com a fé. Sem a fé nós não somos capazes de nos defender”, comparou.

Cuide-se

Uma situação em que é preciso estar vigilante para se manter de pé espiritualmente é no convívio com as amizades. É necessário escolher bem as companhias para não estar envolvido em fofocas, conversas vãs, brigas e atitudes erradas.

A sua vida espiritual também pode acabar sendo afetada se você se render à tentação que vai levá-lo a pecar. Diante disso, busque mais a Deus para não dar brecha a essa fraqueza.

Outra circunstância que tenta derrubar o cristão ocorre quando ele fica decepcionado com algo que ouve ou vê. Se este é o seu caso, entenda que você tem que ser mais forte do que a pessoa que o enfraqueceu para não colocar em risco a sua Salvação. É preciso ignorar as emoções, como exemplifica o Bispo Macedo em seu blog. “Uso a minha cabeça, em vez do meu coração, e vejo que não vale a pena guardar mágoa da pessoa e perder a minha Salvação por causa dela. Oro pela pessoa, peço para que Deus mude a mim e abençoe a ela. O que não pode é a minha fé ser afetada por nada disso.”

A consultora de negócios Stephany Simone Garcia, de 28 anos (foto abaixo), decidiu não ter “maus olhos” diante da situação que viveu logo que se converteu. “Eu era bem envolvida com a Obra de Deus e recebia críticas do meu pai. Cheguei a ouvir que eu me prostituía com os pastores”, conta.

Para que aquelas palavras não abalassem a sua fé, Stephany não retrucava. “Eu não rebatia aos insultos. Quando comecei a me sentir pressionada, passei a orar, jejuar e buscar mais a Deus.”

Até que um certo dia, ao chegar da Igreja, ela ouviu de seu pai que deveria fazer uma indecente escolha. “Ele me disse: ‘você escolhe: a Igreja ou a minha casa. Se não sair da Igreja, pode ir embora que não quero você aqui.’”

Ela decidiu sair de casa com seu filho no colo sem saber para onde ir. As circunstâncias lhe mostravam que ela deveria desistir. No entanto, logo ela se lembrava como era sua vida antes e, então, ignorava os maus pensamentos. “Vinham pensamentos como ‘você deixou sua família’, ‘vai na Igreja só uma vez na semana’. Mas aí eu me lembrava que Jesus tinha me tirado da doença, das drogas, do desemprego. Sabia que, se me rendesse àqueles pensamentos, a minha vida iria voltar ao fundo do poço”, declarou.

Logo que saiu de casa, Stephany foi morar de favor em uma residência que se localizava a muitos quilômetros da Universal que frequentava. Apesar disso, ela não titubeava em ir às reuniões. “Era uma hora de caminhada. Mas foi a fase que eu mais me apeguei com Deus, porque exigiu de mim sacrifício. Inclusive meu batismo com o Espírito Santo foi nessa época.”

Para não enfraquecer, ela lia mais a Bíblia, evangelizava mais e separava mais horas do seu dia para estar conectada a Deus. “Eu estava certa de que se eu não me alimentasse dEle, não suportaria a caminhada para chegar até aqui”, conclui.

Portanto, não se deixe levar pelas situações do mundo. Se estiver se sentindo fraco ou fraca, na iminência de cair, vigie seu comportamento e aproxime-se mais de Deus. “Obedeça ao Senhor e tenha consciência da força que você tem para vencer a si mesmo”, concluiu o Bispo Edir Macedo.

imagem do author
Colaborador

Por Janaina Medeiros/ Fotos: Fotolia e FJU Mídia Campinas