Ação da FJU alcança 20 mil pessoas em comunidades de SP

Imagem de capa - Ação da FJU alcança 20 mil pessoas em comunidades de SP

No dia 18 de fevereiro, o Força Jovem Universal (FJU) realizou o FJU na Comunidade, uma ação em bairros carentes de São Paulo. Com mais de 10 mil voluntários no Estado, o FJU distribuiu cerca de 5 mil cestas básicas e alcançou mais de 20 mil pessoas em áreas periféricas.

Além dos alimentos distribuídos em 22 cidades, foram oferecidos serviços gratuitos de orientação jurídica, aferição de pressão arterial, corte de cabelo e manicure, além de apresentações culturais, práticas esportivas e atividades recreativas para crianças.

O bispo André Cajeu, coordenador do FJU em São Paulo, enfatizou que é necessário olhar para os mais necessitados e agir para ajudá-los. “O nosso trabalho é ajudar tanto socialmente como espiritualmente”, disse o bispo, que esteve na ação promovida no Centro Educacional Unificado (CEU) Jambeiro, em Guaianases, zona leste de São Paulo.

Ele ainda reiterou que eventos desse porte são ótimas oportunidades para jovens entenderem que não estão sozinhos e que o FJU está pronto para ajudar. “Durante nossa ação, apresentamos projetos que fazem parte do FJU e que podem ressocializar jovens que estão no crime, nas drogas, na marginalidade e sem esperança quanto ao futuro”, afirmou o bispo.

A vendedora Laura Nathalia, de 29 anos, foi um dos milhares de voluntários da ação. Ela também esteve no CEU Jambeiro e conta que preparar o evento foi uma tarefa difícil, mas gratificante. “Nós planejamos e nos empenhamos para que essa ação social fosse um sucesso. Arrecadamos alimentos e nos preparamos para esse dia”, contou.

Doação de sangue

No sábado, dia 17, o programa social do FJU também realizou uma campanha de doação de sangue e levou mais de 1.200 jovens aos hospitais do Estado de São Paulo.

Em períodos de festividades, como o Carnaval, os hemocentros registram uma queda significativa em seus estoques. A instituição Pró-Sangue, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, encontra-se em situação crítica, com estoque 60% abaixo do ideal. “Sabemos da grande necessidade de ter sangue nos hospitais, principalmente nesta época de festas, quando acontecem muitos acidentes. Como o nosso intuito é ajudar pessoas, o FJU se une nesta campanha para salvar vidas”, concluiu o bispo.

O trabalho não para

Em 2017, um levantamento realizado pela Universal apontou que os programas sociais que a instituição mantém ajudaram 11.165.410 pessoas no Brasil e em mais 82 países.

Os cerca de 9 milhões de atendidos apenas no Brasil representam cerca de 5% da população do País.

Os 277 mil voluntários da Igreja prestam auxílio nos cinco continentes a jovens, idosos, pessoas com dependência química e outros vícios, famílias abaixo da linha da pobreza, moradores de rua, mulheres que sofreram violência ou abuso, detentos e menores que cumprem medidas socioeducativas.

Ação social

A Universal mantém diversos projetos sociais e, por meio de seus voluntários, atua em vários setores da sociedade, com o objetivo de levar auxílio emocional, psicológico, material e, sobretudo, espiritual aos que necessitam, em asilos, orfanatos, hospitais, presídios, comunidades, entre outros locais.

Clique nos links abaixo e conheça alguns desses projetos:

Projeto Raabe (Auxílio a mulheres vítimas de violência doméstica)

Projeto T-Amar (Apoio a adolescentes grávidas e mães solteiras)

Projeto Ler e escrever (Alfabetização de jovens e adultos)

Anjos da madrugada (Ajuda a moradores de rua)

A Gente da comunidade (Ações sociais em comunidades)

Grupo Calebe (Incentivo e auxílio a idosos)

Força Jovem (Ações com os jovens)

Identificou-se com algum desses projetos? Então não perca mais tempo, procure uma Universal mais próxima e obtenha informações de como se tornar um voluntário. Não esqueça: “… Mais bem-aventurado é dar que receber.” Atos 20.35

imagem do author
Colaborador

Por Rafaela Dias/ Foto: Mídia FJU Limeira e Jundiaí