Como se reerguer depois de cometer um erro?

Entenda o que fazer para se levantar e restaurar a sua comunhão com Deus

Imagem de capa - Como se reerguer depois de cometer um erro?

Há algum tempo você havia deixado para trás as atitudes que desagradavam a Deus para viver de acordo com a Palavra dEle. Entretanto, uma situação o fez pecar. E agora, o que deve ser feito?

Primeiramente, é preciso entender que a conduta irregular o fez se desviar dos caminhos de Deus e colocar em risco a sua comunhão com Ele. Possivelmente, você deve ter dado razão às suas emoções e, por isso, acabou contrariando os ensinamentos do Senhor.

O Bispo Edir Macedo, em seu programa Palavra Amiga, da Rede Aleluia (transmitido de segunda-feira a sábado, às 23 horas, com reprises às 6 horas e ao meio-dia), disse recentemente que a queda do servo de Deus ocorre quando ele passa a aceitar as sugestões do mundo e a fazer a sua própria vontade. “Ele atende aos desejos da carne e imediatamente se deixa seduzir pelo pecado, como prostituição, orgulho, mentira, ódio, roubo, adultério, etc.”

É importante entender que o pecado cometido vai lhe trazer algumas consequências com as quais você terá de lidar. Se quebrou a confiança de alguém, por exemplo, terá de redobrar suas forças para reconquistar a sua credibilidade diante dessa pessoa. “Aquilo vai deixar uma lição na sua vida, um aprendizado que servirá para você não fazer o mesmo de novo”, relatou o Bispo.

O problema é que muitas pessoas que caem no pecado acabam ficando com receio de que Deus não as aceite novamente. Ficam solitárias, angustiadas e constrangidas pelo que fizeram a ponto de não conseguirem mais buscar a presença de Deus e, aí, tornam-se distantes dEle.

Se você se encontra nessa situação, saiba que Deus está pronto para lhe dar uma nova chance, levantando e restaurando a sua área espiritual, como está escrito:

Ainda que caia, não ficará prostrado, pois o Senhor o sustém com a sua mão.” Salmos 37.24

Se houver este desejo em você, Ele lhe concederá a Sua misericórdia. “Deus não tem prazer nem na morte dos perversos quanto mais das pessoas que querem a Salvação”, ressaltou o Bispo.

Como se levantar

A luta diária de todo cristão deve ser sempre para não pecar. Mas, se isso aconteceu, Deus espera seu empenho em se arrepender e não mais desagradá-Lo, como Jesus Cristo disse ao perdoar a mulher adúltera:

Nem eu tampouco te condeno; vai e não peques mais. João 8.11

O primeiro passo, então, para solucionar o estrago da ação do pecado é se arrepender sinceramente do erro:

Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados. Atos 3.19

Esse arrependimento deve vir acompanhado da confissão a Deus, assumindo firmemente perante Ele que caiu no pecado e que não quer mais errar. Nesse momento, é importante humilhar-se, pedindo pelo Seu perdão.

É fundamental também que você perdoe a si mesmo. Caso tenha errado com alguma pessoa, conserte-se também com ela e peça-lhe perdão.

Você também precisará se distanciar de tudo aquilo que o levou a pecar, pois certamente será tentado a cometer novos deslizes. Portanto, desligue-se de pessoas e coisas que podem fazê-lo errar novamente. Além disso, distancie-se de quem possa criticá-lo ou atrapalhar a sua volta para Deus. Em contrapartida, busque aqueles que querem ajudá-lo a se levantar.

A busca incessante

A queda no pecado pode ter acontecido por causa da tentação, imaturidade ou fraqueza espiritual. Seja qual for o motivo, é preciso buscar a força em Deus para restaurar a sua comunhão com Ele.

Em seu blog, o Bispo Edir Macedo afirmou que é importante não se afastar do convívio da Igreja, mesmo que pense que as pessoas vão olhar para você com olhar de desdém. “Quanto mais o cristão se isola da comunhão na Igreja, mais vulnerável fica aos seus ataques (do mal). E começa assim: um dia lê a Bíblia, mas no outro se esquece. Um dia ora com mais fervor, mas no outro com menos. E pouco a pouco, sem perceber, ele vai substituindo a prática da fé por coisas mais emocionantes e, quando menos espera, sua chama está totalmente apagada.”

Talvez você seja uma pessoa que não tenha ainda se batizado com o Espírito Santo. Depois da confissão, busque-O incessantemente para ser selado, pois com a Sua presença ficará muito mais forte para resistir às investidas do mal que tentarão fazê-lo cair novamente. “Os não batizados com o Espírito Santo não têm o discernimento espiritual. Por conta disso, são mais vulneráveis aos ataques do mal. Daí a razão de se investir fortemente no recebimento do Espírito Santo para manter-se são e salvo”, escreveu o Bispo Edir Macedo em seu livro O Pão Nosso para 365 Dias.

Portanto, se você pecou, reconheça seu erro, arque com as consequências, exponha sua situação a Deus, peça-Lhe perdão, abandone o erro e volte a fazer tudo aquilo que fazia por amor a Ele.

A partir daí, é hora de levantar a cabeça, deixar a culpa para trás e caminhar em frente, olhando somente para o Senhor Jesus.

Que esse servo se converta ao Senhor, que renove a sua fé como antes e volte à prática das primeiras obras. Apocalipse 2.5

imagem do author
Colaborador

Por Janaina Medeiros/ Foto: Fotolia