Jovem compartilha comentário racista em rede social e é demitido

Caso aconteceu no Espírito Santo. Entenda a necessidade do bom senso

Recentemente, um caso de preconceito causou forte repercussão nas redes sociais e resultou na demissão de um estagiário de uma academia. Durante o feriado do carnaval em Vitória, capital do Espírito Santo, Lucas Almeida pediu para tirar uma selfie com três jovens negros, que não conhecia, e postou em uma rede social com o texto preconceituoso: “Vou roubei seu celular”, se referindo a eles como se fossem ladrões e que roubariam o seu aparelho (veja ao lado).

Iarley Duarte, um dos jovens, descobriu a postagem e escreveu um texto em uma rede social condenando o ato. A mensagem ultrapassou os 10 mil compartilhamentos e chegou até os sócios da academia em que Lucas trabalhava como estagiário há dois anos. O resultado foi a demissão do jovem.

Um dos sócios, Fabrício Affonso, que é negro, também comentou o caso na página da academia. Dentre outras coisas, afirmou: “… acredito que a postagem tenha sido profundamente infeliz, beirando a ingenuidade. Mas a empresa não pode compactuar com esse tipo de comportamento irresponsável e muito menos responder por ele. Nem a imaturidade, nem o carnaval e nem a bebida é desculpa para o racismo. Nada é desculpa para o racismo”.

Onde está o bom senso?

“Bom senso é a capacidade de fazer escolhas sensatas e inteligentes com cautela e equilíbrio. É a capacidade de ler uma determinada situação e a partir de então tomar a decisão mais acertada em relação a ela. Ter juízo é ter bom senso”, orienta a apresentadora e escritora Cristiane Cardoso, em uma de suas postagens em seu blog pessoal.

E você, já passou pela situação de não pensar antes de agir e se deu mal depois? O que fez? Escreva sua experiência nos comentários.

Gostou da matéria? Compartilhe nas redes sociais!

imagem do author
Colaborador

Por Rafaella Rizzo / Foto: Reprodução Instagram