Alfabetização e cuidados para os idosos do Ceará

Imagem de capa - Alfabetização e cuidados para os idosos do Ceará

Várias ações são promovidas pelo Calebe em diversos países e, principalmente, no Brasil. Um exemplo recente foi o evento que aconteceu no bairro Genibaú, em Fortaleza, no último dia 3. Na ocasião, 70 voluntários do grupo e 30 profissionais se uniram para prestar serviços de corte de cabelo, manicure, estética, oftalmologia, aferição de pressão arterial e teste de glicemia. Ao todo, cerca de 550 pessoas foram atendidas.

O evento também promoveu o Projeto Ler e Escrever, que incentiva a alfabetização. Naquele dia, dez pessoas decidiram se juntar a outras 925 que participaram das aulas. Essa ação acontece, atualmente, em 180 Igrejas do Ceará onde o Calebe está presente.

“Percebo que muitos senhores e senhoras têm alegria de poder ler e escrever, mesmo depois de muito tempo”, destaca o pastor Reginaldo Freitas da Costa, que cuida do trabalho do grupo na capital. No bairro de Genibaú, os encontros dedicados ao aprendizado acontecem às segundas e sextas-feiras, na Rua José Mendonça, 221.

Inclusão

As taxas de analfabetismo em qualquer idade ainda desafiam a educação no Brasil. O País tem 11,8 milhões de analfabetos, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada em 2017.

Embora educação e velhice pareçam não caber na mesma frase, não é assim que o Calebe pensa.

O bispo Danilo Sgambatti, responsável pelo trabalho do grupo em todo o Brasil, destaca a importância do projeto. “Em todo o Brasil, o grupo Calebe dá aula de leitura e escrita para quase oito mil pessoas. É uma fatia da sociedade que precisa ser cuidada e o grupo está aí respeitando a melhor idade, dando a ela toda a atenção. Não olhando classe nem nível social, pelo contrário, eu vejo o grupo contribuindo como uma ação social que tem ajudado a muitos.”

No entanto, para ele, não é apenas esse cuidado que é fundamental. “Atendemos os mais necessitados, aqueles que são rejeitados pela sociedade, pela família, mas o grupo Calebe contribui, acima de tudo, para que eles tenham uma vida espiritual, um encontro com Deus.”

O grupo

Desde 2012, o Calebe presta apoio espiritual e social àqueles que se encontram na melhor idade. O grupo promove encontros semanais e outras atividades em vários templos da Universal espalhados pelo País. Para saber a localidade mais próxima de você, acesse universal.org/enderecos.

imagem do author
Colaborador

Por Flavia Francellino/ Fotos: Cedidas