Palestra "Namoro Blindado nas Escolas" já alcançou mais de 12 mil alunos

Conheça o projeto e saiba a importância dele

Imagem de capa - Palestra "Namoro Blindado nas Escolas" já alcançou mais de 12 mil alunos

Como conquistar aquele menino, ou aquela menina, o chamado “crush”? Qual a idade certa para começar a namorar? Como vencer os ciúmes? Como fazer com que o relacionamento se torne duradouro? Essas são apenas algumas das muitas perguntas que os jovens têm sobre namoros.

De acordo com um estudo realizado pelo Programa de Desenvolvimento Humano e Psicologia da Universidade de Harvard (Estados Unidos da América) muitos jovens sequer conseguem diferenciar o que é amor e o que é paixão, ou o que é amor e o que não passa de desejo sexual. Como esse mesmo trabalho conclui, é muito difícil para essas pessoas discernirem entre o que é um relacionamento saudável e o que é um relacionamento abusivo.

A professora Adrielly Aparecida, da rede de ensino infantojuvenil brasileiro, relatou, durante entrevista ao programa de televisão “The Love School – Escola do Amor”, apresentado pelo casal Renato e Cristiane Cardoso, que é rotineiro os jovens procurarem, não os pais, mas os professores para tirarem dúvidas como as descritas acima. Isso porque nem sempre o jovem tem uma relação familiar que permite esse tipo de comunicação:

“É muito comum a gente receber um aluno na nossa mesa para tirar dúvidas, querendo saber como funciona, como ele deveria agir, se essa atitude é correta, se não é, o que ele poderia fazer”, disse.

Entendendo a importância de abordar o tema de maneira saudável, os palestrantes Walber e Patrícia Barbosa, casados há 20 anos, realizam o projeto “Namoro Blindado nas Escolas”. O programa consiste em levar os ensinamentos do livro “Namoro Blindado – O Seu Relacionamento À Prova de Coração Partido”, de autoria de Renato e Cristiane Cardoso, para os jovens com 12 anos de idade ou mais dentro de seus colégios.

Somente entre setembro de 2017 e fevereiro de 2018, mais de 12 mil adolescentes assistiram às palestras em 18 escolas. No ano que está se iniciando pelo menos mais 100 escolas receberão Walber e Patrícia, totalizando mais de 55 mil alunos espectadores.

“Os jovens querem o namoro, são ávidos por um relacionamento, mas ao mesmo tempo são despreparados. Não pela idade, mas pela falta mesmo de uma orientação em casa, e na escola tampouco se fala do assunto”, afirma Walber.

A professora Débora Costa explica que, apesar de os jovens procurarem os professores para responderem esse tipo de dúvida, realmente há a necessidade de informações transmitidas por especialistas no assunto.

Estudos revelam que, quando existe a disciplina de educação sexual nos colégios, essa matéria é voltada para questões como métodos contraceptivos, doenças sexualmente transmissíveis e outros temas parecidos. São assuntos importantes, mas que não contemplam toda a carência de informação dos jovens. Eles precisam saber lidar com seus sentimentos e seus comportamentos dentro de um namoro.

“Eles sempre trazem essa necessidade da dúvida da vida amorosa, de como ter um relacionamento saudável”, conta a professora Débora. “Isso acontece porque, infelizmente, as famílias hoje em dia refletem o contrário disso tudo. Então eu falo que o projeto Namoro Blindado nas Escolas veio trazer uma disciplina que estava faltando no nosso currículo”.

A própria professora Adrielly concorda e revela que, após as palestras, pôde observar vários grupos de alunos conversando entre si sobre os temas abordados, que variam desde as questões do primeiro parágrafo desse texto até vícios, relacionamentos abusivos e automutilação.

“Eu, como gestora, agradeci demais a presença do Walber e da Patrícia por ministrarem essa palestra na escola. Esse projeto foi de muita valia para nós, porque são alunos que estão na idade de começar a namorar e começar a sentir algo por alguém e, muitas vezes, eles confundem esse sentimento”, afirma a diretora escolar Roseli Vieira.

“Essa palestra trouxe para os alunos uma outra dimensão, fez com que eles conseguissem perceber a importância do uso da razão no lugar do coração. E, na continuidade desse projeto, o Walber teve a oportunidade também de apresentar na escola uma palestra para os pais. E os pais também gostaram demais”, acrescentou.

Um dos motivos pelos quais os pais gostaram tanto das palestras é porque eles também tiveram a oportunidade de aprender, não apenas sobre seus filhos, mas sobre os próprios relacionamentos. Muitas famílias precisam de orientação para tornarem seus relacionamentos mais saudáveis. Se a sua família é uma dessas, participe da palestra Terapia do Amor, que acontece todas as quintas-feiras, na Universal. Clique aqui e veja o endereço mais próximo de você.

A reportagem sobre o tema foi ao ar no programa “The Love School – Escola do Amor” do sábado, dia 17. Clique aqui e assista ao vídeo com a íntegra dessa edição.

imagem do author
Colaborador

Por Andre Batista / Fotos: Universal