O que o Espírito Santo gera dentro de uma pessoa

Davi é o melhor exemplo na Bíblia do que acontece quando o Espírito Santo se apossa de alguém

Imagem de capa - O que o Espírito Santo gera dentro de uma pessoa

Recentemente, Viviane Freitas falou a respeito de Davi em seu blog, de como ele tinha uma fé ousada e definida, a ponto de ser o único em todo Israel a se dispor a enfrentar Golias.

Enquanto todos os soldados israelitas e o próprio rei Saul fugiam amedrontados, Davi se dispunha a enfrentar e derrotar aquele que ousava afrontar o Deus vivo.

Até então ele era apenas um pastor de ovelhas, desacreditado pelo próprio pai. Tanto era assim que quando o profeta Samuel foi até a casa de Jessé para ungir um dos filhos dele a rei, ele trouxe até a presença do profeta todos os seus filhos, exceto a Davi.

Davi, entretanto, apesar do descrédito do pai, sempre foi um filho obediente, que vivia da sua fé e dava o melhor de si naquilo que havia sido colocado em suas mãos e, por isso, chamou atenção de Deus.

Para surpresa de Jessé e do próprio Samuel era ele o escolhido por Deus para assumir o trono de Israel.

Naquele mesmo dia em que o profeta Samuel derramou o óleo sobre a cabeça de Davi e o consagrou rei, o Espírito de Deus se apossou dele.

“Muitos pensam que o Espírito Santo é só para falar em línguas ou para evangelizar. Mas Ele é muito mais do que isso. É Ele quem gera dentro da pessoa uma força sobrenatural para sobrepujar os problemas e os obstáculos impostos pelo mal”, destaca Viviane Freitas.

Foi essa força que Davi demonstrou ter quando foi até o campo de batalha levar comida para os irmãos e ouviu as ameaças de Golias ao exército de Israel.

Então falou Davi aos homens que estavam com ele, dizendo: Que farão àquele homem, que ferir a este filisteu, e tirar a afronta de sobre Israel? Quem é, pois, este incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo? 1 Samuel 17.26

Ele se mostrou indignado e inconformado com aquela ameaça. Essa é a reação daqueles que estão imbuídos do Espírito de Deus. Essa força que havia em Davi, não vinha dele, mas do Espírito Santo. “Quando a pessoa está imbuída desse Espírito ela é definida como Davi”.

Mas, infelizmente, o que temos visto são pessoas que têm o Espírito Santo, porém se encontram acomodadas, estagnadas, esperando que Deus mude a situação em que elas se encontram, o que não vai acontecer, porque o Espírito está sujeito ao nosso espírito. Ou seja, Ele não age quando estamos acomodados, esperando que as coisas aconteçam. O Espírito Santo é poder dento de nós. Embora sintamos medo, Ele não nos deixa ficar amedrontados. Quando a pessoa decide exercitar a fé dada a ela pelo próprio Deus, ela avança em cima daquilo que a ameaça.

Aquele filisteu que intimidava o povo de Israel estava ameaçando o Deus vivo e Davi imediatamente se posicionou contra aquela afronta.

E muitas pessoas hoje estão vendo a ação do diabo diante dela e cruzam os braços, esperando que algo aconteça.

É preciso entende que para o Espirito Santo se apossar de uma pessoa ela precisa dar sinais de que Ele tem valor pra ela. E isso não é demonstrado com palavras de louvor, mas com atitudes, quando ela coloca força no que faz para Ele, quando está definida na sua fé.

Quando a pessoa está imbuída de uma crença ela não olha para as circunstâncias, ela não é emotiva, não desfalece o coração, ela parte para cima do problema e vence. Como fez Davi.

Quando Saul viu que Davi era apenas um menino, foi logo o desencorajando de lutar contra Golias, visto que este já era um soldado experiente. Mas Davi não só falou, como também deu provas do que era capaz de fazer por meio da fé que tinha no Deus vivo. Leia em 1 Samuel 17:34-37.

Essa é a atitude de uma pessoa definida na sua fé. Mas, quando a pessoa vive uma fé levada pelas circunstâncias, ela é medrosa, negativa, incrédula.

Talvez você esteja vendo o tempo passar e sua vida espiritual permanece a mesma: morna, infrutífera. Viviane explica o porquê:

“Nada acontece porque você não assumiu a fé que Deus deu a você. Ela está aí dentro de você, mas prefere ficar curtindo a incredulidade, o medo, o tempo que já passou”.

Seja definido como Davi. Assuma e defenda a sua crença.

Quando o filisteu viu que Davi era apenas um menino, o desprezou e o ameaçou, mas Davi não se intimidou porque sabia Quem estava com ele.

“Hoje mesmo o SENHOR te entregará na minha mão, e ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça, e os corpos do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel. 1 Samuel 17.46

Para Viviane as palavras de ousadia de Davi revelam o ódio que ele tinha contra o inferno, contra toda afronta do diabo a Deus.

Vale destacar ainda que Davi não saiu em defesa da própria família, ou mesmo do povo de Israel. Sua indignação era pela afronta daquele filisteu ao seu Deus. Ele não saiu em defesa de uma causa pessoal, mas do Deus que ele cria.

Havia uma certeza tão grande dentro dele que até profetizou o que iria acontecer.

Essa certeza só existe dentro aqueles que estão cheios do Espírito de Deus.

Talvez você diga: “eu não tenho essa certeza”.

Você não tem essa certeza porque ainda não está definido na sua fé. Pare de ficar se escondendo atrás de desculpas, de falhas e de erros e olhe para a promessa de Deus. Fale para Deus tudo aquilo que está dentro de você com sinceridade e assim como aconteceu com Davi, o Espírito de Deus irá se apossar de você.

Reunião de membros

Todas as quartas-feiras, em todos os templos da Universal, acontece uma reunião voltada exclusivamente para o desenvolvimento dessa fé definida: a reunião de membros. Se você se batizou nas águas recentemente ou há muito tempo, mas não deu continuidade no seu desenvolvimento espiritual, se sente fraco, não consegue orar, está passando por lutas e provações, a reunião de quarta-feira é direcionada para você. Portanto, não falte. Não espere ter tempo ou vontade, faça o que precisa ser feito, sentindo vontade ou não. Não negligencie a sua Salvação.Participe! Consulte aqui os endereços.

(*) Texto baseado em mensagem do blog de Viviane Freitas

imagem do author
Colaborador

Por Jeane Vidal (*) / Foto: Thinkstock