O que é batismo de fogo?

Entenda como ele acontece na vida daqueles que se entregam a Deus e a importância dele para o seu crescimento espiritual

Imagem de capa - O que é batismo de fogo?

Ao ser batizado com o Espírito Santo, o cristão recebe a certeza em seu íntimo de que Deus está com ele, guiando-o por todos os seus caminhos. Contudo, isso é apenas teoria se a fé que ele tem dentro de si não for testada.

Para colocá-lo à prova, o próprio Senhor Jesus realiza, então, o batismo de fogo. Ele é o terceiro passo na vida daquele que se entregou a Deus ao se batizar, primeiramente, nas águas e, em seguida, com o Espírito Santo.

Trata-se de situações difíceis que o cristão passa a ter tão logo decide deixar as atitudes erradas e assumir publicamente a fé em Jesus. A partir daí, parentes se voltam contra ele, amigos zombam de sua decisão, calúnias surgem no trabalho, tribulações aparecem em algumas áreas e tentações maiores começam a lhe atingir.

Em uma recente reunião no Templo de Salomão, o bispo Renato Cardoso explicou que aqueles que persistem após as “provações” ficam mais fortalecidos para enfrentar outras situações difíceis, enquanto os que não as suportam desistem no meio do caminho. “É a prova para que amanhã ninguém possa apontar o dedo para falar que sua fé é mentirosa. Ou você vai ser aprovado para coisas maiores ou você vai ser reprovado”, apontou.

O batismo de fogo é a forma que Deus encontrou para fazer com que o indivíduo cresça espiritualmente e desenvolva a sua fé a ponto de Ele confiar-lhe novas bênçãos. “Você passa a ter credenciais da fé. Quando você sai do outro lado, batizado com fogo, você mostra que é ouro e não palha, porque o fogo lhe purificou, lhe fez mais forte e você estará preparado para coisas maiores”, detalhou.

Ele lembrou que o batismo de fogo não acontece apenas uma vez. “Pode acontecer várias vezes ao longo da sua caminhada na fé. Você vai passar por inúmeros desertos na vida, em várias áreas, em determinados momentos.”

Até o próprio Senhor Jesus também teve o seu batismo de fogo, logo após ter descido as águas e ser selado com o Espírito Santo para que o Seu exemplo ficasse registrado para a humanidade. Ele foi conduzido ao deserto, pelo próprio Espírito Santo, para lá ser tentado durante 40 dias (leia Mateus, capítulo 4). Nesse período, o diabo fez de tudo para que Jesus se prostrasse. Mas, mesmo com fome e sede, Ele suportou todas as suas armadilhas e o venceu.

Recompensa

Muitas pessoas seguem o exemplo de Jesus e não se prostram diante das emboscadas quando entendem que estão passando por um batismo de fogo.

É o caso do autônomo Weverton Rodrigues Barbosa, de 25 anos (foto abaixo), que foi batizado com o Espírito Santo em 2015, durante o Jejum de Daniel.

Antes de assumir sua fé, ele tinha muitos amigos. No entanto, vivia triste e se sentia vazio. “Na frente dos amigos eu dava risada e me divertia, mas na verdade eu era uma pessoa que vivia um inferno dentro de mim, que brigava, bebia e agredia minha mãe.”

Depois que ele se batizou nas águas e foi selado com o Espírito Santo, sua mudança foi evidente. “A alegria que eu tentava encontrar na bebida, nos amigos e nas baladas entrou em meu ser e permaneceu”, conta.

Então, logo veio o batismo de fogo. “Eu tinha um amigo que pedia que eu mentisse e inventava histórias a meu respeito, querendo me envolver em atitudes erradas e falando sobre coisas que eu não havia feito”, revela.

No início, Weverton não entendia as perseguições. Contudo, depois, ele foi percebendo que era o Senhor Jesus lhe testando. “Eu dizia: ‘agora que recebi o Espírito Santo estou passando por isso?’ Mas depois fiquei em paz porque acreditava que Deus iria mostrar a verdade, porque minha consciência estava limpa”, avalia.

Então, logo as tribulações cessaram. “A verdade apareceu e o coordenador da empresa viu que eu estava agindo diferente. As pessoas tiveram que reconhecer o meu trabalho e ainda me parabenizaram por minha atitude.”

Portanto, se você acabou de ser selado com o Espírito Santo, não estranhe o batismo de fogo que estiver passando ou que ainda vai surgir. Mantenha sua alegria e permaneça em paz, porque isso é sinal de que está no caminho certo, como está escrito na Bíblia Sagrada:

Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo; pelo contrário, alegrai-vos na medida em que sois coparticipantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação de Sua glória, vos alegreis exultando. Se, pelo nome de Cristo, sois injuriados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus. I Pedro, 4.12-14

Não reclame e siga persistindo na fé. “Se zombam de você, se perdeu amigos, se sua namorada o deixou, se lhe viraram a cara, dê graças a Deus por isso, porque isso mostra que sua fé é real. Não murmure, apenas se prepare porque vem algo grande por aí”, finalizou o bispo Renato Cardoso na reunião.

imagem do author
Colaborador

Por Janaina Medeiros/ Fotos: Fotolia e Marcelo Alves