O homem sabe ouvir?

Entenda a importância de usar adequadamente esse sentido

Imagem de capa - O homem sabe ouvir?

Um dos grandes problemas dos homens é não saber escutar. Muitos relutam em admitir, mas, se realizássemos uma pesquisa, talvez essa fosse uma das principais reclamações das mulheres em relação a eles. Elas provavelmente diriam: “eles não sabem ouvir.” Enquanto a mulher fala, conta como foi o seu dia e os problemas que enfrentou, o homem pode até parecer ouvir, gesticulando com a cabeça e balbuciando um “aham”, como quem presta atenção. Só que não. Ele tem dificuldade para se prender ao assunto e dá mais importância ao que está passando na TV naquele momento do que à conversa com a companheira. Cuidado, isso pode ser fatal para a sua relação.

Cego e surdo

Embora muitos finjam que não querem ver a questão, trata-se de um problema de comunicação – para que ela exista é preciso que uma pessoa fale e outra escute e, além disso, que exista alternância nesses papéis. Contudo, quando o homem não quer nem ouvir, inevitavelmente, vai surgir um conflito.

E se essa característica dos homens é notada constantemente pelas mulheres, de uma forma ou de outra, ela também pode se refletir em outras áreas da vida masculina, não só na afetiva. Muitas vezes, o homem também não está disposto a ouvir o que os colegas têm a dizer ou até mesmo o seu chefe. E, quando falamos ouvir, estamos nos referindo a entender o significado do que está sendo dito pelo outro e dar a devida importância à fala dele. Caso contrário, uma informação pode passar batida e, lá na frente, fazer a diferença em algo importante para o trabalho, por exemplo.

Orgulho

O escritor e palestrante Renato Cardoso fala por que isso acontece: “a tendência do homem é pensar que sabe tudo e ele vai lá e quebra a cabeça. A inclinação dele, pela própria natureza, é ser orgulhoso, porque o homem tem uma cobrança própria e da sociedade de se mostrar forte, de mostrar que sabe. Quantas vezes, numa roda de amigos, quando perguntado sobre algum assunto, ele diz ‘sim, eu sabia’, mas, na verdade, mentiu, porque não quis parecer desinformado?”

Mudança

Entretanto, Renato esclarece que, apesar da dificuldade, o homem precisa se empenhar para mudar essa postura: “Era esperado de você que você soubesse. O seu orgulho lhe levou a mentir, para manter uma aparência. Por isso, o homem acaba sendo resistente ao fato de que precisa ouvir. Ele tem que fazer mais esforço para se mostrar mais humilde do que a mulher – a humildade não é muito peculiar ao homem e é mais peculiar à mulher”.

Humildade

Na opinião do palestrante, quando o homem tem humildade para ouvir, sempre vai aprender algo novo. “Ele precisa inclinar-se para aprender e só aprende quem é humilde, porque o humilde diz ‘não sei’ e reconhece que precisa aprender. O homem que pratica esse hábito sempre vai crescer. Se ele estiver numa roda de amigos, vai aproveitar para aprender. Se ele está pronto para ouvir, vai aprender com o subordinado, pois entende que não sabe tudo e precisa estar atento a esse fato. Esteja pronto para ouvir e para ser ensinado”, aconselha.

Equilíbrio e entendimento

É claro que você não vai parar para escutar tudo o que as pessoas dizem a você. O ideal é ter equilíbrio e entendimento para saber filtrar aquilo que ouve: é saber ter o discernimento necessário para entender o que é relevante e não dar bola às coisas sem importância que são ditas pelas outras pessoas. Isso vale para a sua relação com a sua namorada ou com a sua esposa, no trato familiar com os seus filhos ou com seus pais e também para as relações profissionais.

Saber ouvir é um requisito básico para a boa comunicação. É a primeira etapa para aprender. Depois, posicionar-se e seguir adiante.

Intellimen

Hoje em dia o respeito é fundamental para que haja um bom relacionamento interpessoal. Se você é homem e deseja mudar suas atitudes, a hora é agora. Participe do projeto Intellimen e aprenda como ser um homem melhor. Para mais informações sobre o grupo, clique aqui.

imagem do author
Colaborador

Por Eduardo Prestes/ Foto: Fotolia