O fim da humanidade está próximo?

A cena do Arrebatamento na novela Apocalipse causou comoção entre os telespectadores e foi o assunto mais comentado nas redes sociais

Imagem de capa - O fim da humanidade está próximo?

No dia 6 de fevereiro, os telespectadores puderam acompanhar um dos capítulos mais aguardados da novela Apocalipse, da Record TV: o que mostrou o Arrebatamento.

Desde que a trama estreou, o público esperava ansiosamente por essa cena descrita no livro bíblico de Apocalipse, narrado pelo apóstolo João:

Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra. Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. Apocalipse 3.10-11

O capítulo que retratou a passagem bíblica mostrou o sumiço repentino de milhares de personagens, incluindo todas as crianças menores de 12 anos, em um dia qualquer. Pacientes de um hospital desaparecem de suas camas, bebês não são mais vistos na maternidade, aviões caem porque seus pilotos somem e o caos se instala no mundo. Essas pessoas viveram suas vidas sob os ensinamentos de Deus e obedeceram à Sua palavra até aquele momento.

Os arrebatados foram poupados da grande tribulação, que é um período de falsa paz seguido de outro de muita fome e guerras, ambos marcados pela dominação do anticristo, que, na trama, é Ricardo Montana, interpretado pelo ator Sérgio Marrone. Em um primeiro momento, ele ganhará espaço e o amor da população com promessas de um mundo melhor e depois sua verdadeira face será revelada.

O público

A repercussão do capítulo nas redes sociais não poderia ser melhor. A trama foi o assunto mais comentado no Twitter no Brasil e ficou nos trending topics do mundo. Apocalipse emocionou e levou o telespectador a refletir sobre sua vida terrena e sua relação com o Criador.

Para Maria Francisca Nobre da Silva, telespectadora de Sergipe, a cena foi um aviso. “O Arrebatamento foi muito impactante, pois é algo que a qualquer momento pode acontecer conosco também, pois os sinais da volta de Jesus já estão acontecendo e muitos não têm atentado a isso.”

Para a jovem Joyce Maria, de 26 anos, que é evangélica há 13 anos, “cenas como as mostradas nesse capítulo nos fazem ver uma realidade não tão distante. Para mim, trata-se de um verdadeiro alerta, que vai muito além de uma ficção e aumenta mais ainda meu temor a Deus. Ao mesmo tempo, me alegra ver como a direção de teledramaturgia está voltada à propagação da volta do Senhor Jesus, que está tão próxima. Isso foi um alerta também para nós, cristãos, de que frequentar uma igreja não é garantia de Salvação”.

O que vem por aí

Os personagens que ficaram terão grandes desafios. Um deles é a jornalista Zoe, interpretada pela atriz Juliana Knust, que conhecia a Palavra de Deus, mas perdeu o foco ao se dedicar tanto ao trabalho. Ela ficará extremamente abalada ao perceber que toda a sua família se foi e logo se convencerá de que se trata mesmo do Arrebatamento.

É neste momento de fragilidade da humanidade que o carisma de Ricardo Montana o leva a ocupar o cargo de secretário-geral da Confederação das Nações e conquistar o mundo com seu discurso de paz. Ele defende o diálogo inter-religioso e a convivência entre credos diferentes para pôr fim à intolerância.

Aí começa o período da Grande Tribulação, com a abertura dos sete selos do livro de Deus (Apocalipse 6). Cada selo representa um evento ou uma série de acontecimentos catastróficos: explode a Terceira Guerra Mundial, seguida de fome, peste, terremotos e outros desastres naturais.

A novela Apocalipse entra em uma nova fase e promete cativar ainda mais o telespectador com dados de uma história escrita há 2 mil anos, mas que reflete a realidade do mundo em que vivemos. Será que caminhamos para o fim da humanidade? E você o que faria se soubesse que hoje é seu último dia de vida?

Não perca os próximos capítulos de Apocalipse, de segunda a sexta-feira às 20h45, na tela da Record TV.

imagem do author
Colaborador

Por Maiara Máximo/ Fotos: Fotolia e Munir Chatack