Atenção: neste domingo, dia 18, acaba o horário de verão

Moradores de 10 estados brasileiros e Distrito Federal devem atrasar os relógios em 1 hora



Por Por Débora Picelli / Foto: Thinkstock

O horário de verão, que já está em vigência desde outubro passado, acaba na primeira hora deste domingo, dia 18 de fevereiro. Assim, à meia-noite, os moradores de 10 estados brasileiros e o Distrito Federal devem atrasar os seus relógios em 1 hora, ou seja, para às 23h do dia 17. Alegria para algumas pessoas e tristeza para outras.

Os estados que incorporaram essa norma fazem parte das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste. São eles, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal. Assim, a maioria dos estados volta ao horário normal, com exceção do leste do Amazonas, Roraima e Rondônia, que ficam com uma hora de atraso em relação a Brasília. Já o oeste do Amazonas e o Acre ficarão com suas horas de atraso em relação à capital federal.

Apesar da data da medida ser fixada, para este ano de 2018, ficou estabelecida uma mudança. Em decorrência das eleições, o horário de verão entrará em vigor apenas no mês de novembro, ficando com um prazo menor do habitual.

Entenda as razões

A medida foi instituída em 1931, com o objetivo de economizar a energia do País e, assim, garantir maior aproveitamento da luz solar, se tratando de uma época mais quente, gerando maior incidência de luz natural no período e maior tempo de claridade.

Há quase 10 anos, desde 2008, anualmente, o horário de verão começa no terceiro domingo do mês de outubro e termina no terceiro domingo do mês de fevereiro do ano seguinte.

ler mais
Reportar erro

comentários

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Atenção: neste domingo, dia 18, acaba o horário de verão

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Fake news

Você sabe de alguma notícia falsa que tem circulado na internet sobre a igreja Universal? Relate aqui o caso que iremos trazer toda a verdade no site Mitos e Verdades

Formulário de Denúncia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach

Coordenadora de Conteúdo:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Michele Roza, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques, Rafaela Dias



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone:(11) 2392-3372

Endereço Rua João Boemer, 254 - Brás, São Paulo

Cep: 03018-000

Free WordPress Themes, Free Android Games