Tipos de fé e suas consequências

Imagem de capa - Tipos de fé e suas consequências

Quando nos deparamos com situações que exigem que tomemos decisões importantes, é comum ouvirmos conselhos de pessoas próximas que nos dizem: “ouça seu coração” ou “faça o que o seu coração mandar”. Contudo, ao agir com base em sentimentos e emoções, bloqueamos a voz da fé.

Muitos são os que declaram ter fé, porém, não compreendem os resultados gerados por ela em suas vidas ou até mesmo a falta deles.

Ao enfocar os diferentes tipos de fé – o elo que une o cristão a Deus – em seu livro A Voz da Fé, o Bispo Edir Macedo faz uma profunda reflexão e explica, por meio de exemplos simples, as características da fé natural, da fé emocional e da fé sobrenatural. E também aborda as consequências que cada uma delas traz para vida de quem as professa.

Fé natural x fé sobrenatural

O autor explica que todo ser humano nasce com a fé natural, independentemente de credo religioso. A exemplo de um doente que vai ao hospital, que crê que o médico é capacitado para ajudá-lo e por isso segue a receita e as recomendações do profissional. Ou de um trabalhador que durante todo o mês se dedica ao serviço com a certeza – fé – de que receberá seu salário. Essa é a fé natural e seus resultados são de efeitos práticos, sujeitos às circunstâncias. Ela está presente nas atitudes mais simples do dia a dia.

Já a fé sobrenatural, de acordo com o Bispo, é um dom de Deus, dado a quem se submete à disciplina e à prática da comunhão com Ele. Essa fé traz mudanças e conquistas significativas e seus benefícios se estendem além deste mundo para o vindouro. Só é preciso estar atento para não confundir a fé sobrenatural com a fé emotiva, já que uma está ligada à razão e a outra aos sentimentos. “A fé sobrenatural nos impulsiona a crer que Deus cumprirá tudo o que prometeu, independentemente dos nossos sentimentos ou das circunstâncias”, ensina o Bispo Macedo.

O livro A Voz da Fé é uma poderosa ferramenta para quem deseja aprender e desenvolver a fé inteligente, a que agrada a Deus.

imagem do author
Colaborador

Por Kelly Lopes/ Foto: Fotolia