Jovens e o mercado de trabalho: o desafio de conseguir uma colocação

A crise tem prejudicado os mais novos, que, mesmo bem preparados, não conseguem uma oportunidade profissional. Saiba qual é a qualidade que faz a diferença na hora de buscar uma vaga

Imagem de capa - Jovens e o mercado de trabalho: o desafio de conseguir uma colocação

A situação dos jovens no no mercado de trabalho tem chamado atenção. Pessoas entre 14 e 23 anos são as mais atingidas pelo desemprego, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT). O sonho do primeiro emprego e de crescer profissionalmente tem sido destruído. Só no Brasil, o desemprego entre os jovens é o dobro da média mundial e atingiu a maior taxa dos últimos 27 anos.

Segundo a OIT, a queda no crescimento da economia brasileira, a informalidade e as incertezas de investimentos foram responsáveis pelo aumento do desemprego em geral no País e também entre os jovens. No mundo, quase 71 milhões de pessoas com até 24 anos estão sem trabalho.

Dificuldades

Para a life e professional coaching Tabatha Moraes, a maior dificuldade encontrada pelos jovens hoje é lidar com um mercado de trabalho altamente exigente e competitivo. “As empresas exigem que o jovem tenha experiência anterior e qualificação. Muitos investem em capacitação e ainda assim não possuem experiência prévia na área que desejam atuar, por isso acabam sendo descartados em um processo seletivo.”

Foi pensando em investir em mais qualificação que Yasmin Nogueira de Carvalho, de 22 anos, auxiliar administrativo (foto abaixo), tentou conquistar uma oportunidade. Ela não poupou esforços. Aos 16 anos fez curso técnico em administração de empresas e se inscreveu num curso de informática, tudo isso porque entendia que a preparação era necessária.

“Para mim, quanto mais cursos, mais oportunidades teria. Mas, infelizmente, não foi tão fácil assim. Fiquei procurando uma empresa para eu trabalhar por dois anos e não conseguia nada. Aos 18 anos consegui uma vaga em uma empresa de telemarketing e, apesar de não ser a área para a qual havia estudado nem o que gostaria de fazer, me dediquei ao máximo.”

O que levar em conta

Tabatha diz que é nessa fase, de buscar colocação profissional, que o jovem deve escolher bem a profissão que quer seguir. “O momento da escolha da profissão normalmente é estressante para o jovem e para toda a família. Também é comum os pais influenciarem, impondo a carreira que os filhos devem seguir”, salienta.

Ela afirma que é importante alinhar as habilidades a áreas que ele se identifique. “Uma dica é fazer uma lista com todas as profissões que conhecer e excluir todas as que não lhe agradarem. Em seguida, circular aquelas em áreas que possui habilidade. A lista deve ser reduzida para no máximo quatro profissões. Pesquisar sobre a área e conversar com profissionais são atitudes que vão lhe ajudar a tomar a decisão”, aconselha.

O segredo do sucesso

É claro que estudar e se preparar são ações imprescindíveis para quem busca uma oportunidade, mas, mais do que cursos e livros, há um segredo que garante a vitória. Yasmim mudou de vida depois que fez a melhor escolha para mudar seu caminho profissional. Há cinco meses ela conseguiu um emprego em uma posição que tanto almejava e em uma nova empresa. “Fui abençoada com esse trabalho. Tenho certeza de que isso só aconteceu porque nunca desisti de buscar o melhor e me preparar. Os cursos me ajudaram muito, mas há outra coisa que me fez, e faz, permanecer em busca do meu sonho.”

O que a levou a persistir foi a fé que aprendeu a ter. “A fé me motivou nessa busca tão difícil pelo primeiro emprego. Hoje entendo que é Deus quem me dá capacidade, quem me guia e me direciona.”

Assim como ela, milhares de jovens em todo o País têm conseguido dar uma guinada na vida profissional sendo direcionados por Deus. Se você quer mudar a situação em que está, conquistar o trabalho dos seus sonhos ou empreender, participe de uma palestra do Congresso para o Sucesso, que acontece todas as segundas-feiras, na Universal. Encontre o endereço mais próximo de sua casa clicando aqui

Caso queira adquirir o livro “50 Tons Para o Sucesso”, que contém dicas
para a vida profissional e financeira, acesse o Arca Center,
clicando
aqui
.

imagem do author
Colaborador

Por Ana Carolina Cury/ Fotos: Fotolia e Marcelo Alves