Grupo ajuda vítimas da seca em Minas Gerais

Voluntários levam água para famílias do norte do Estado, que enfrentam uma grande estiagem no Vale do Rio São Francisco

Imagem de capa - Grupo ajuda vítimas da seca em Minas Gerais

Desde 2012, o Vale do Rio São Francisco, região drenada pelo rio e seus afluentes e que compreende parte dos Estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas, vem sofrendo com uma grande seca. A escassez atinge várias cidades, dentre elas a de São Francisco, no norte de Minas Gerais, onde as pessoas passam dias sem o abastecimento de água.

Sabendo da fragilidade e da necessidade das pessoas que se encontram nessa situação, o grupo da Evangelização (EVG) de Minas Gerais deslocou cerca de 20 voluntários para levar ajuda aos moradores da cidade.

Na zona rural de São Francisco moram aproximadamente 30 famílias. Segundo o voluntário Danilo Fonseca, de 26 anos, um riacho que passava perto da vila secou e as famílias ficavam dias sem água. “A nossa missão foi levar água àquelas pessoas que bebiam água sem tratamento, Por causa da seca, eles só tinham acesso à água uma vez por semana. Além disso, os animais também estavam bem magros.”

A EVG instalou uma caixa d’água de 5 mil litros no local, levou um caminhão- pipa para enchê-la e distribuiu 70 pacotes, cada um com seis garrafas de 1,5 litro de água mineral (totalizando 630 litros), para distribuição entre as famílias. “Os moradores da região disseram que vivem há cerca de 50 anos no local, mas nunca viram uma seca tão grande quanto a dos últimos anos. Contudo, eles não pouparam agradecimentos ao grupo que levou água e palavras de esperança e fé. Os voluntários também realizaram orações por todos”, comentou o pastor Renê Moraes, atual coordenador do grupo da EVG no Estado de Minas Gerais.

“Eu fiquei feliz em poder ajudar aquelas famílias. Ver aquele sorriso no rosto deles ao notarem o caminhão-pipa enchendo a caixa d’água foi gratificante. Não matamos apenas a sede deles, mas deixamos uma Palavra para fortalecê-los”, disse Danilo.

Ação social

A Universal mantém diversos projetos sociais e, por meio de seus voluntários, atua em vários setores da sociedade, com o objetivo de levar auxílio emocional, psicológico, material e, sobretudo, espiritual aos que necessitam, em asilos, orfanatos, hospitais, presídios, comunidades, entre outros locais.

Clique nos links abaixo e conheça alguns desses projetos:

Projeto Raabe (Auxílio a mulheres vítimas de violência doméstica)

Projeto T-Amar (Apoio a adolescentes grávidas e mães solteiras)

Projeto Ler e escrever (Alfabetização de jovens e adultos)

Anjos da madrugada (Ajuda a moradores de rua)

A Gente da comunidade (Ações sociais em comunidades)

Grupo Calebe (Incentivo e auxílio a idosos)

Força Jovem (Ações com os jovens)

Identificou-se com algum desses projetos? Então não perca mais tempo, procure uma Universal mais próxima e obtenha informações de como se tornar um voluntário. Não esqueça:

… Mais bem-aventurado é dar que receber. Atos 20.35

imagem do author
Colaborador

Por Michele Francisco/ Foto: Marcelo Alves