O que os seus relacionamentos fracassados dizem sobre você

Entenda por que é tão importante ouvi-los antes de entrar em uma nova relação

Imagem de capa - O que os seus relacionamentos fracassados dizem sobre você

Eles estão falando sobre você. Sem piedade ou vergonha alguma falam sobre seu comportamento, suas vaidades, seus erros e suas incompetências. Você é capaz de ouvi-los?

Infelizmente, são poucas as pessoas que podem escutar tudo o que eles dizem e, dessa maneira, tirar algum proveito da situação. A maior parte dá ouvidos apenas a seu próprio ego e se recusa a aceitar a verdade: eles estão certos.

Mas quem são eles, que te conhecem tão bem e falam tanto sobre você? São os seus relacionamentos antigos. Embora você, muitas vezes, ignore o que eles tentam ensinar, eles conhecem todos os erros cometidos no passado e existem para ajudar.

“Será que você está ouvindo a voz dos relacionamentos fracassados que você já teve até aqui e o que essa voz está falando acerca do que você precisa mudar e melhorar?”, questiona o escritor Renato Cardoso, autor do livro “Casamento Blindado 2.0 – O Seu Casamento À Prova de Divórcio”, em vídeo publicado recentemente. “Ou você está tão tomado pelas emoções que só fica pensando no erro do outro: não, eu terminei porque ele me traiu. Eu terminei porque ela isso, porque ela aquilo?”

De acordo com o escritor, se alguém culpa exclusivamente o outro pelo término de um relacionamento não escuta o que esses fracassos têm a dizer sobre esse alguém. A raiva e a tristeza são emoções comuns ao fim de uma relação, mas não podem guiar as decisões e impedir que o novo solteiro reflita sobre tudo o que aconteceu.

Quem não dá atenção ao passado, não pode construir o futuro

“Todos nós trazemos questões do passado dentro de nós que precisam ser resolvidas”, explica o livro “Namoro Blindado – O Seu Relacionamento À Prova de Coração Partido”. “O conjunto dessas experiências moldou quem somos, deixando marcas boas e também ruins. Precisamos identificar essas marcas, especialmente as ruins, e aprender como lidar com elas antes de entrar em um relacionamento afetivo”.

Conforme explica Renato e sua esposa, Cristiane Cardoso, no livro, o primeiro passo para construir um relacionamento amoroso sólido é refletir sobre as relações fracassadas do passado e identificar quais erros foram cometidos por ambas as pessoas. A partir daí, pode-se aprender com os equívocos e mudar o próprio comportamento. Só então a pessoa estará bem-resolvida para iniciar uma nova relação.

“Estar resolvido interiormente significa que você conseguiu identificar suas questões emocionais e psicológicas que podem afetar seu relacionamento amoroso”, explicam os escritores.

Por isso, é importante que você responda a si mesmo com honestidade: “Seus relacionamentos fracassados estão falando sobre você. Você é capaz de ouvi-los?”. Se você não sabe como resolver os problemas que eles indicam, participe da palestra Terapia do Amor, que acontece todas as quintas-feiras, no Templo de Salomão, e obtenha o auxílio necessário. Caso esteja em outra localidade, clique aqui e encontre o endereço mais próximo de sua casa onde essa mesma palestra é realizada.

imagem do author
Colaborador

Por Andre Batista / Imagem: Thinkstock