Profetas da Bíblia: Isaías

Ele preparou o caminho para a vinda do Senhor Jesus

Imagem de capa - Profetas da Bíblia: Isaías

Isaías foi, provavelmente, o profeta que mais falou sobre a vinda do Senhor Jesus a este mundo. Ele viveu durante os reinados de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias.

Esse profeta surgiu em meio à necessidade de alertar o povo sobre a real condição espiritual daquele momento. Porém, Deus o avisou previamente de que as pessoas não se importariam com os alertas. Então o profeta questionou a Deus: “… até quando, Senhor? Ele respondeu: Até que sejam desoladas as cidades e fiquem sem habitantes, as casas fiquem sem moradores, e a terra seja de todo assolada.” Isaías 6.11

E vemos que os problemas do mundo ocorrem por causa do pecado e da desobediência da humanidade: “Na verdade a terra está contaminada por causa dos seus moradores; porquanto têm transgredido as leis, mudado os estatutos, e quebrado a aliança eterna. Por isso a maldição tem consumido a terra; e os que habitam nela são desolados.” Isaías 24.5-6

Infelizmente, ainda nos dias de hoje, muitas pessoas também se encontram nessa condição. Mesmo com a vida repleta de problemas e desilusão, negam-se a ouvir o que Deus tem para falar. É preciso uma mudança de postura.

Profecias sobre o Senhor Jesus

Isaías deu muitos detalhes prévios de quem seria o Salvador espiritual desse mundo e sobre qual era a Sua missão nessa Terra.

Por meio de suas descrições, sabemos que o Senhor Jesus nasceria de uma mulher virgem (Mateus 1.23) e que Ele descenderia da linhagem do rei Davi (Isaías 11.1). E que o Espírito Santo repousaria sobre Ele (Isaías 11.2) para trazer entendimento ao mundo sobre o Reino de Deus.

Isaías também prediz que o Senhor Jesus reinaria não somente sobre os judeus, mas também sobre os não-judeus quando diz: “a qual estará posta por estandarte dos povos, será buscada pelos gentios; e o lugar do Seu repouso será glorioso.” Isaías 11.10

É interessante notar também que Isaías, assim como o João Batista (João 1.29) e o João apóstolo (Apocalipse 5.12), trata o Senhor Jesus como “Cordeiro”, porque Ele se entregou em sacrifício para, por meio de sua morte, resgatar a humanidade do inferno.

“Mas Ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e pelas Suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre Ele a iniquidade de nós todos. Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim Ele não abriu a sua boca.” Isaías 53.5-7

Basicamente, o livro de Isaías pode ser dividido em três partes: primeiramente, ele alerta as pessoas contra o pecado, depois ele fala do poder de Deus contra os povos inimigos e por último vem a mensagem de libertação e esperança.

Profetas da Bíblia

O que você achou da história de Isaías? O livro desse profeta tem um conteúdo rico que vale a pena ser explorado em detalhes. Se você quer saber mais sobre outros profetas, confira a série “Profetas da Bíblia”, aqui no Universal.org.

imagem do author
Colaborador

Por Daniel Cruz / Foto: gnuckx (CC)