Profetas da Bíblia: Miquéias

Ele alertou o povo sobre os erros e falou da vinda de Jesus

Imagem de capa - Profetas da Bíblia: Miquéias

Quando lemos o livro de Miquéias, vemos a importância de uma nação obedecer às leis de Deus.

Ele foi profeta em um período que o povo hebreu estava dividido em dois reinos: o do norte e o do sul. A capital do reino do norte (Israel) era a Samaria e a capital do reino do sul (Judá) era Jerusalém. E, nesse contexto, nenhum dos dois povos vivam de acordo com a vontade Divina.

Os líderes políticos queriam “tirar vantagem” sobre a população, já os líderes religiosos estavam mais preocupados com a tradição do que com os verdadeiros ensinamentos do Altíssimo. As pessoas, em geral, até seguiam uma religião, mas viviam na imoralidade, no materialismo, no engano espiritual e em outros valores que os distanciavam do Criador (Miquéias 3.1-7 e 6.7-16).

Há algum tempo, Deus havia alertado o Seu povo sobre essa má conduta, por meio de outros profetas. Porém, como Ele é misericordioso, insistiu novamente enviando Miquéias para pregar ao povo uma mensagem de arrependimento sincero dos pecados.

Uma mensagem de destruição

Quando o Criador cumpriu a Sua promessa em Abraão – de fazê-lo uma grande nação -, desejava criar para Si uma nação que O tivesse como único Deus.

Porém, nos tempos de Miquéias não era isso o que estava acontecendo. O povo se tornou idólatra, em sua maioria, e a mensagem Divina estava se perdendo.

Essa atitude trazia consigo uma consequência: ao nos distanciarmos do Altíssimo, automaticamente perdemos a proteção dEle.

Assim, o reino do norte ficou vulnerável ao ataque dos assírios – um povo agressivo que vivia ao norte de Israel. Miquéias alertou o povo sobre isso:

E destruirei as cidades da tua terra, e derrubarei todas as tuas. E exterminarei as feitiçarias da tua mão; e não terás adivinhadores. E destruirei do meio de ti as tuas imagens de escultura e as tuas estátuas; e tu não te inclinarás mais diante da obra das tuas mãos. Miquéias 5.11-13

Ao final, mesmo diante do alerta, o povo não se voltou para Deus e o avanço dos assírios acabou acontecendo.

O Salvador virá

Apesar desse triste fim, em Miquéias também encontramos a esperança de Salvação do mundo: o nascimento do Senhor Jesus.

E tu, Belém Efrata, (…) de ti Me sairá O que governará em Israel (…). E Ele permanecerá, e apascentará ao povo na força do SENHOR, na excelência do nome do SENHOR seu Deus; e eles permanecerão, porque agora será engrandecido até aos fins da terra. Miquéias 5.2-4

Sabemos que o Senhor Jesus nasceu em Belém e Ele, por meio de Seus ensinamentos, apascenta o Seu povo até os dias de hoje.

Quando o Senhor Jesus se sacrificou na cruz tornou-se uma ponte eterna entre a humanidade cheia de falhas e o Altíssimo, que é perfeito. Ele levou sobre Si os pecados da humanidade. Ele estabeleceu com o Seu sacrifício um governo não conduzido por homens, que são falhos, mas um reinado de Justiça Eterna.

Profetas da Bíblia

Aqui, no Universal.org, você encontra a série “Profetas da Bíblia” em que você pode conhecer um pouco mais da história de homens que foram usados por Deus para transmitir uma mensagem de Salvação para o povo.

imagem do author
Colaborador

Por Daniel Cruz / Foto: Thinkstock