Quais os prejuízos de permanecer sentado por muitas horas?

Entenda os riscos e mexa-se

Por Por Kelly Lopes/ Foto: Fotolia

Os hábitos da vida moderna favorecem cada vez mais o sedentarismo. Muitos permanecem sentados durante longos períodos, seja para usar o computador ou para assistir à televisão, por exemplo. Outros trabalham muitas horas sentados na cadeira do escritório ou acomodados em assentos no carro ou no transporte público e ficam sentados muito tempo e se movimentam cada vez menos.

O sedentarismo é perigoso e traz graves riscos à saúde. De acordo com relatórios da Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 300 mil brasileiros morrem por ano em decorrência de doenças relacionadas à inatividade física. No mundo, elas representam um total de 5,3 milhões de mortes.

Pesquisas

Estudos comprovam que permanecer sentado por longas horas faz mal à saúde e pode aumentar os riscos de desenvolver doenças crônicas, renais, obesidade e síndrome metabólica, além da redução na expectativa de vida. Segundo um estudo publicado em 2013 pelo jornal American College of Cardiology, mulheres que permanecem na mesma posição por mais de cinco horas podem ter mais chances de infarto e de acidente vascular cerebral (AVC), mesmo aquelas que praticam atividades físicas.

O que fazer?

O fisioterapeuta Eduardo Filoni, que é mestre e doutor em ciência pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e diretor-secretário do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 3ª Região-SP (Crefito-3), explica que existem vários tipos de atitudes adotadas no cotidiano, seja no trabalho, seja em outras atividades. “Dentre as posturas mais usadas, podemos considerar que o problema está no tempo de permanência na mesma posição”, esclarece.

Segundo Filoni, o indivíduo que passa longos períodos sentado pode apresentar edemas (inchaço) de tornozelos e pernas, causados pela falta de movimento, dificuldades na circulação sanguínea, além de alterações musculoesqueléticas da coluna lombar e cervical. “É importante lembrar que os músculos da perna atuam como um mecanismo fundamental para o retorno venoso. O coração é uma bomba contrátil propulsora que distribui o sangue para o corpo humano e o retorno do sangue depende da ação muscular e do movimento. A força de gravidade atua negativamente nesse mecanismo e ficar sentado por um tempo prolongado aumenta o grau de dificuldade”, declara.

Confira, no quadro ao lado, algumas dicas do especialista para evitar prejuízos à sua saúde.

Levantar da cadeira

Estabeleça pausas após cada 40 minutos sentado para alongar-se ou até caminhar pelo escritório. Caminhe para beber água, tomar um café e ir ao banheiro. Esse hábito beneficiará a circulação e aliviará possíveis dores na lombar.

Se, durante o expediente, não for possível fazer pequenas pausas, movimente-se mesmo sentado. Apoie as costas na cadeira, alinhe a postura e mexa os pés e tornozelos com movimentos giratórios e para os lados, movimente e estique os joelhos. Alongue os braços, ombros e o pescoço.

Caminhadas benéficas

Ao utilizar o transporte público, desça um ponto antes e faça uma pequena caminhada. Desça e suba escadas sempre que possível.

Adequando o ambiente

Cadeiras giratórias evitam rotações desnecessárias do tronco (coluna vertebral). É importante observar a altura do computador, para que a cabeça fique reta. Dessa forma, a postura estará adequada.

Fonte: Eduardo Filoni, diretor-secretário do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 3ª Região-SP (Crefito-3)

ler mais
Reportar erro

comentários

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Quais os prejuízos de permanecer sentado por muitas horas?

[recaptcha]

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Fake news

Você sabe de alguma notícia falsa que tem circulado na internet sobre a igreja Universal? Relate aqui o caso que iremos trazer toda a verdade no site Mitos e Verdades

Formulário de Denúncia

[recaptcha]

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach

Coordenadora de Conteúdo:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Michele Roza, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques, Rafaela Dias



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone:(11) 2392-3372

Endereço Rua João Boemer, 254 - Brás, São Paulo

Cep: 03018-000

Free WordPress Themes, Free Android Games