O Jejum de Daniel e os frutos do Espírito Santo

Amor, alegria e paz são alguns dos noves frutos do Espírito Santo que mudam e transformam o interior daqueles que se dedicam a Deus

Imagem de capa - O Jejum de Daniel e os frutos do Espírito Santo

Nos dias de hoje, com as redes sociais e as informações que nos bombardeiam 24 horas por dia, ficou mais difícil dedicar um tempo específico para Deus. A comunhão com Ele tem ficado em segundo plano, o que tem distanciado muitas pessoas do Criador.

Ciente dessa falta de comunhão, a Universal realiza, desde março de 2011, o Jejum de Daniel. O propósito é inspirado no livro do profeta Daniel e tem como objetivo priorizar a conexão com Deus. Para isso, a recomendação é abrir mão das informações seculares, como sites de notícias, revistas, TV, rádio, entre outros, como fez Daniel, ao ficar recluso e praticar 21 dias de jejum. Diante dessa atitude, o profeta conseguiu obter as respostas de que precisava em suas orações.

As Escrituras Sagradas relatam o momento que o anjo do Senhor apareceu para ele:

Então, me disse: Não temas, Daniel, porque, desde o primeiro dia em que aplicaste o coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, foram ouvidas as tuas palavras; e, por causa das tuas palavras, é que eu vim Dn 10:12

Os frutos

Esse propósito traz inúmeros benefícios espirituais para quem o pratica. Além da pessoa ter mais tempo para se dedicar a Deus, ela ainda poderá usufruir das promessas dEle.

Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências Gálatas 5.22-24

Quando a pessoa não possui esses frutos, é impossível vencer as dificuldades terrenas. Os três primeiros frutos: amor, alegria e paz revelam a Santíssima Trindade dentro de nós, a essência de Deus. O amor representa Deus-Pai; a alegria representa o Filho-Jesus; e a paz representa o Espírito Santo. A pessoa que possui esses frutos consegue permanecer na presença de Deus.

O amor não está ligado simplesmente ao amor entre marido e mulher, assim como a alegria não significa algo momentâneo. Os frutos precisam ser praticados e desenvolvidos para que, dessa forma, o interior das pessoas seja mudado.

Foi o que aconteceu com a auxiliar administrativa Luciana Cereser, de 21 anos (foto abaixo). A jovem, que conheceu o trabalho da Universal em 2015, estava disposta a mudar.

Luciana cresceu em um lar destruído, com muitas brigas e desunião. Ela via a mãe sofrer por conta dos relacionamentos frustrados. Então, desde a infância, já nutria raiva por toda a situação delicada que enfrentava em casa. “Eu buscava prazeres em baladas, bebidas e homens. O relacionamento com a minha mãe dentro de casa só piorava. Ela passou a me odiar a ponto de me bater e me colocar para fora de casa. A única coisa que eu pensava era morrer. Cheguei à Igreja dessa forma.”

Luciana lembra do dia em que o pastor falou sobre o Jejum de Daniel. Ela não pensou duas vezes. “Procurei saber o que precisa fazer para participar e me lancei. Abri mão das minhas redes sociais e de todas as distrações. Foquei em Deus cada vez mais e passei a meditar na Bíblia.”

Luciana começou a frequentar mais as reuniões da Universal e recorda que teve um encontro com Deus dias antes do término do Jejum de Daniel.

De lá para cá, garante, tudo mudou. “Aquele peso que havia dentro de mim sumiu e foi preenchido por uma paz absoluta, uma felicidade imensa. Minha alma transbordava de amor, minha vontade era de gritar e contar para todos o quanto o Senhor é maravilhoso. Tudo podia acontecer, mas nada me abalava. Eu tinha amor, alegria, paz e discernimento quanto às minhas atitudes. Hoje vivo em um lar restaurado, graças aos frutos do Espírito Santo que eu recebi e desenvolvi ao conhecer Deus.”

Como participar

Se você ainda não está fazendo esse propósito, saiba que ainda há tempo. Faltam 10 dias para o fim do Jejum de Daniel, mas, para Deus, esse tempo é suficiente para que Ele possa transformar sua vida. Você pode fazer agora mesmo uma oração sincera para dar início ao seu Jejum, se desligar das informações seculares e buscar na Palavra dEle a verdadeira transformação.

imagem do author
Colaborador

Por Maiara Máximo/ Fotos: Fotolia e Demetrio Koch