Uma homenagem como nunca vista antes

Mais de 12 mil pessoas estiveram presentes em uma ação preparada pela Força Jovem Universal de Campos, no Rio de Janeiro. Saiba como foi

Imagem de capa - Uma homenagem como nunca vista antes

Campos dos Goytacazes é a cidade mais populosa do interior do estado do Rio de Janeiro e uma das mais antigas do Brasil. Ela foi uma das pioneiras do País a embarcar voluntários para a Guerra do Paraguai, em 28 de janeiro de 1865. Além disso, foi a primeira da América Latina a ter energia elétrica, em 24 de julho de 1883.

No entanto, a sua importância e os seus valores não ficaram restritos apenas aos acontecimentos do passado. Atualmente, Campos é um importante centro comercial e financeiro, que abrange o norte e noroeste fluminense e sul capixaba, tornando-a a 7ª cidade mais rica do País e a que mais investe em recursos per capita do Brasil.

Grande homenagem

Por sua biografia rica, fascinante e repleta de marcos importantes, no dia 7 de janeiro, o grupo Força Jovem Universal (FJU) de Campos realizou, na principal praça da cidade, São Salvador, uma grande ação para toda a juventude: o Vale a Pena Viver – Energyshow. O objetivo do evento foi homenagear e contextualizar a história de Campos aos que ainda não conheciam.

O evento começou às 17 horas e durou cerca de 3 horas. Segundo informações da Guarda Municipal, mais de 12 mil pessoas estiveram presentes.

Na oportunidade, os grupos Goyta Dance Grew, Banda Style e Banda The Sings, todos compostos pelos integrantes do FJU, animaram os que estavam presentes e levaram a Palavra por meio de músicas. No dia, também estiveram presentes os cantores Erick Daniel e Gisele Nascimento.

Para que as apresentações pudessem ser vistas e aproveitadas com nitidez, mesmo de longe, a organização contou com uma ampla estrutura preparada para o Energyshow. Foram montados dois palcos e instalados dois telões Led de alta definição.

A história por meio da dança

Além das bandas, o grupo de balé FJU Campos (foto acima) apresentou o espetáculo “Pintor do Mundo”, o qual retratou um verdadeiro alerta a todos, mostrando que, hoje em dia, muitos jovens têm vivido uma vida desregrada, comparando as decisões erradas às manchas em um quadro de suas vidas que foi pintado por Deus.

Após a encenação do balé, os integrantes do Espetáculo Arte FJU – nome dado à junção de todos os grupos do projeto Cultura da Força Jovem da cidade –, contaram por meio de musicais a história época a época da cidade, desde os índios Goytacazes e a chegada dos portugueses, até a inauguração da energia elétrica na cidade.

De acordo com o pastor Paulo Monteiro, coordenador do FJU em Campos, há aproximadamente 2 meses, o grupo já vinha se preparando para a apresentação. Mais de 500 voluntários foram envolvidos nesse evento. “Foram várias semanas de preparação, ensaios, muita oração e jejum para que tudo viesse a dar certo como deu”, salientou ele.

Presença especial

A ação contou com a presença especial do bispo Marcello Brayner, coordenador nacional do Força Jovem Universal em todo o País, que explicou a todas as pessoas presentes que, para chegarem até Jesus, não é preciso pagar promessas e nem fazer confissões aos homens.

Após a Palavra, o bispo cantou os seus sucessos, entre eles, “Precioso” e as músicas do grupo, “Vem Pra FJU” e “Oba! Oba! Oba!”.

Momento único

Muitos jovens tiveram a fé renovada, como aconteceu com Kamilly Ohanna Marques Silva, de 17 anos. “Por meio do evento, pude conhecer mais da minha cidade. Além disso, o momento da oração com o bispo me ensinou que eu não preciso me preocupar com aparência, quando estou diante de Deus, pois Ele não é estilista e não está procurando roupa ou cabelo bonito, mas, sim, um coração sincero”, comentou ela.

A jovem Esthefany Laurindo Araújo, de 18 anos, aprendeu que um jovem não precisa de drogas, se automutilar, de baladas, bebidas ou qualquer outro vício para preencher o vazio dentro de si. “O único que é capaz de preencher é Deus, e para Ele o que vale é o interior, pois o exterior é só uma capa. E nesse evento aprendemos mais sobre a cultura da nossa cidade e de como tudo começou”, contou ela.

Esthefany completou ainda que a mensagem transmitida pelo bispo a ensinou grandes valores. “Não preciso de coisas do mundo, mas, sim, só de Deus, pois só Ele me compreende verdadeiramente”, finalizou a jovem.

Gostou? Compartilhe essa matéria

Conheça outras ações realizadas pelo grupo, clicando aqui. Você pode ser, também, um voluntário do FJU. Procure uma Universal mais próxima da sua casa e informe-se com o pastor.

imagem do author
Colaborador

Por Débora Picelli / Fotos: Cedidas pela FJU Campos dos Goytacazes