Entenda o propósito que mudará a sua vida

A partir do dia 25, aproxime-se de tudo o que envolve a fé inteligente

Imagem de capa - Entenda o propósito que mudará a sua vida

Você imagina passar 21 dias sem acessar as redes sociais ou algum outro canal informativo? Se a resposta é não, você é um forte candidato a participar do Jejum de Daniel. Isso porque a proposta principal desse propósito é a de se afastar de tudo que traz distração para se aproximar mais de Deus.

Foi a atitude de participar deste Jejum que fez com que a visão da jovem Bianca Buioqui Bueno, de 19 anos (foto abaixo), empreendedora de marketing digital, mudasse de vida. “Estava frequentando a Universal havia apenas três meses quando ouvi falar a respeito. Era uma jovem vazia, depressiva e pensava constantemente em me matar. Queria conhecer a Deus e entendi que precisava fazer mais do que apenas ir à Igreja. Me lancei no Jejum de Daniel e posso dizer que hoje sou uma nova pessoa”, afirma.

Bianca diz isso porque, durante esses 21 dias que deixou de assistir à TV e de ler e ouvir programações seculares, buscou aprender mais a respeito da fé. “Foi e é uma oportunidade de crescimento espiritual. Parei de escutar músicas seculares, ver jornal e me conectei à programação de rádio, da televisão e do jornal da Universal. Ouvia diariamente as mensagens do Bispo Edir Macedo, passei a fazer jejuns e a orar de madrugada. Foi assim que, no último Jejum de Daniel, fui batizada com o Espírito Santo”, orgulha-se.

A empreendedora revela que está convicta de que participará dos próximos também. “O Jejum de Daniel foi a oportunidade que eu precisava para ter uma nova vida. E é em busca de mais sabedoria, blindagem e fortalecimento que participarei deste que se inicia”, completa.

Por que 21 dias?

Daniel foi um profeta de Deus conhecido entre os cristãos por ter tido um grande livramento ao ser jogado na cova dos leões e, por conta disso, ter ganhado reconhecimento do rei e liberdade para que o seu Deus fosse adorado por todos sem perigo de condenação.

Além disso, o que muitos não sabem é que, para ter um relacionamento próximo com Deus, ele fazia jejum e orações. Então, o Jejum de Daniel é baseado no capítulo 10 do livro de Daniel, da Bíblia Sagrada, que conta que, depois de ter uma visão de que aconteceriam coisas horríveis ao mundo, Daniel dedicou três semanas ao jejum e à oração. Ele queria ter um encontro com Deus e buscar sabedoria. E assim aconteceu. Ao final dos 21 dias, o profeta teve uma grande experiência com o Altíssimo.

Não temas, Daniel, porque, desde o primeiro dia em que aplicaste o coração a compreender e a humilhar-te perante o Teu Deus, foram ouvidas as tuas palavras, e por causa das tuas palavras, é que eu vim. Daniel 10.12

Quem pode participar?

Não há restrição, mas a pessoa que entrar nesse propósito deve ter um objetivo em mente: desligar-se do mundo e conectar-se com Deus. “O Jejum de Daniel é uma ação de pura fé. Quem se submete a esse Jejum já está manifestando a fé. São três semanas só pensando nas coisas de Deus, para que o Espírito dEle venha sobre nós. Nada é mais importante do que sua vida e ela só pode ser abençoada com o Espírito da Vida, que é o Espírito Santo. Com Ele, temos uma nova mente, pensamos como Deus pensa e agimos como se Ele estivesse no nosso corpo“, afirma o Bispo Edir Macedo.

Ele faz um alerta para que aqueles que participarão não caiam na armadilha das emoções: “a fé independe do que você sente ou deixa de sentir. Esse é o erro de muitas pessoas ao fazerem o Jejum de Daniel. Elas ficam esperando sentir algo e, quando isso não acontece, se sentem fracas e desanimadas. Faça um favor a si mesmo: salve a sua alma e não dê crédito ao que você sente ou deixa de sentir”, aconselha.

O Bispo ressalta que, ao participar do propósito, a pessoa provavelmente terá um encontro com Deus e será batizada com o Espírito dEle. “Esperar sentir alguma coisa e que esse sentimento vá aumentando não é bom, isso não é de Deus. Quando estamos na fé, não importa se nos sentimos bem ou mal. Nós estamos na fé e vamos continuar até o final, porque as lutas são intensas e constantes, mas a convicção e a certeza da presença do nosso Senhor Jesus em nós, por meio do Espírito Santo, são constantes”, finaliza.

Dê este passo

Hoje em dia, entre as coisas que mais atrapalham a comunhão com Deus estão as distrações, como filmes, novelas, programas de TV, livros, músicas, redes sociais, etc. Então, o propósito deste Jejum é fazer com que todos os olhares estejam direcionados a Deus.

Para participar, abdique de informações seculares a partir do dia 25 de janeiro, durante 21 dias, e se aproxime de tudo que envolve a fé inteligente. É claro que se precisar obrigatoriamente usar algum meio secular para o trabalho ou estudo, por exemplo, você continuará, mas, nas horas livres, se envolverá com as coisas de Deus.

O Jejum não o priva de fazer as coisas, mas o estimula a realizar o que edificará a vida espiritual. “Não adianta você apenas se esvaziar de informações seculares, é preciso preencher a sua mente com informações que vão lhe ajudar a alcançar a mudança que você visa. Se você está decidido a participar desse propósito, existem muitas sugestões que você pode querer seguir durante o Jejum”, observa o bispo Renato Cardoso.

Entre elas estão as tarefas diárias passadas nos blogs da Universal, o propósito de João, que implica meditar um capítulo do evangelho de João por dia (para conhecer seu conteúdo, acesse o blog renatocardoso.com ou adquira o seu pelo site arcacenter.com.br).

Outras dicas são: substitua as músicas seculares pelas espirituais, você pode ouvi-las por meio do aplicativo da Rede Aleluia; assista a programas da Universal; acesse o Univer Vídeo e acompanhe reuniões, séries e filmes que agregarão ao seu jejum; participe de mais reuniões na Igreja; leia livros a respeito da fé (a página 29 da Folha Universal traz sempre dicas relevantes de leitura) e leia também o conteúdo do portal universal.org.

Faça diferente: entregue-se verdadeiramente e envolva-se com tudo o que agrada a Deus. O resultado você nos conta depois.

imagem do author
Colaborador

Por Janaina Medeiros/ Fotos: Reprodução e Marcelo Alves