A ira é um sinal de Deus?

Entenda como o homem pode se beneficiar quando está irado

Por Por Eduardo Prestes/ Foto: Fotolia

Fique atento ao seguinte perfil: um homem comum que em muitas situações é uma pessoa difícil de lidar. Alguém que se irrita facilmente quando contrariado. Não são raras as vezes que ele explode de raiva e ataca verbalmente, quando não fisicamente, a quem o contraria. Isso inclui a mulher, os filhos, os colegas de trabalho e até as pessoas que não conhece, mas que, infelizmente, em algum momento, cruzam seu caminho, por exemplo, na fila do restaurante, no trânsito, no ônibus ou na rua.

Tolerância zero

Estamos falando do homem que se ira facilmente e perde o controle diante de situações que muitas vezes são corriqueiras na vida. Com certeza, você já deve ter topado com um homem assim, que parece estar sempre no auge do mau humor. Ele tem tolerância zero quando se trata de fazer concessões. Pode ser alguém da sua família (seu pai, um irmão, um filho); um colega de trabalho, um subordinado ou até seu chefe; ou, pior ainda, pode ser você mesmo.

Fugitivo

O problema de não controlar o temperamento é que, aos poucos, o homem vai afastando os que estão à sua volta e se isolando cada vez mais. Muitas vezes, por ter posicionamentos fortes quanto a determinadas questões, ele costuma ter dificuldade de ouvir o que os outros têm a dizer, mas, na maioria dos casos, isso é apenas consequência da falta de controle. O problema é que esse isolamento pode levá-lo a se refugiar em um vício ou à prática exagerada de um hobby. É algo que faz com que esqueça o problema, mas que também o torna um fugitivo, pois ele não enfrenta aquela questão.

Tardio na ira

Engana-se quem pensa que irar-se é um problema do homem de hoje. Não é. A Bíblia traz várias passagens quanto a esse assunto. Em uma delas, na primeira epístola de Tiago, no versículo 19, trata de uma ação que deve ser seguida para que o homem encontre a felicidade: “que todo homem seja tardio para se irar”. O bispo Renato Cardoso, em uma das palestras do Intellimen, no Templo de Salomão, já falou desse tema e esclareceu o seguinte: “o homem que nunca se ira é um homem passivo, que aceita tudo. É humilhado, envergonhado e não faz nada a respeito disso. Deus nos deu a ira como um sinal de que alguma coisa está errada. Quando você fica com raiva de alguma coisa séria, é porque aquilo mexeu com algum valor, com algum princípio dentro de você. É um sinal que Deus nos dá de que devemos fazer algo para corrigir aquele erro”, orienta.

Use com moderação

No entanto, ele afirma que o homem deve usar esse poder com sabedoria. “A ira não é de todo ruim. Ela só é ruim quando você não a usa da maneira correta ou quando você permite se tornar uma pessoa iracunda, tomada pela raiva, temperamental, sempre explosivo, a ponto de ninguém aguentá-lo, uma pessoa que está sempre com as emoções à flor da pele e se torna insuportável. A ira, na verdade, é um poder que Deus nos deu e ele é tão grande que não podemos usá-lo o tempo todo. Ele tem que ser reservado para momentos pontuais. Num dia de ira santa você é capaz de realizar mais do que em um ano da sua vida”, avalia.

Responsabilidade

Portanto, ser tardio em se irar significa ser controlado e ter domínio das suas emoções. Você vai perceber que essa ação não significa que tenha de abdicar daquilo que pensa e lhe trará o aprendizado prático de que é preciso saber ouvir para ser ouvido. Avalie a sua vida e veja se você está sendo vencido por uma emoção ou controlado por ela. No seu dia a dia, observe como têm sido suas atitudes com sua esposa, seus filhos, com seus colegas de trabalho e as pessoas em geral. Analise se você está fazendo bom uso desse grande poder que Deus lhe deu, pois ele requer grande responsabilidade.

Sobre o INTELLIMEN

Hoje em dia o respeito é fundamental para que haja um bom relacionamento interpessoal. Se você é homem e deseja mudar suas atitudes, a hora é agora. Participe do projeto Intellimen e aprenda como ser um homem melhor. Para mais informações sobre o grupo, clique aqui.

ler mais
Reportar erro

comentários

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

A ira é um sinal de Deus?

[recaptcha]

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Fake news

Você sabe de alguma notícia falsa que tem circulado na internet sobre a igreja Universal? Relate aqui o caso que iremos trazer toda a verdade no site Mitos e Verdades

Formulário de Denúncia

[recaptcha]

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach

Coordenadora de Conteúdo:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Michele Roza, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques, Rafaela Dias



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone:(11) 2392-3372

Endereço Rua João Boemer, 254 - Brás, São Paulo

Cep: 03018-000

Free WordPress Themes, Free Android Games