Inscrições para o ProUni começam no dia 6 de fevereiro

Programa oferece bolsas parciais e integrais no ensino superior

Imagem de capa - Inscrições para o ProUni começam no dia 6 de fevereiro

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) do primeiro semestre de 2018 estarão abertas do dia 6 ao dia 9 de fevereiro.

O programa, que seleciona estudantes para receber bolsas de estudo integrais e parciais em instituições particulares de ensino superior com base na nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), concedeu, apenas no segundo semestre do ano passado, mais de 147 mil bolsas.

Quem pode se inscrever

Podem participar do ProUni os estudantes que não possuem diploma de curso superior e que participaram do Enem em 2017 – a nota mínima estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC) é de 450 pontos na média aritmética. Além disso, o candidato não pode ter zerado a redação.

Também é pré-requisito para a inscrição ter cursado o ensino médio em escola pública ou em escola privado com bolsa integral. Pessoas com deficiência e professores da rede pública também podem se inscrever.

Bolsas integrais e parciais

O programa oferece bolsas integrais para alunos cuja renda familiar bruta mensal per capita não seja maior que um salário mínimo e meio. As bolsas parciais (50%) são oferecidas aos candidatos com renda familiar bruta mensal per capita inferior a três salários mínimos.

A inscrição é feita exclusivamente pela internet, no site do ProUni.

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 14 de fevereiro e o da segunda chamada no dia 2 de março. Quem não for pré-selecionados para as duas chamadas pode se inscrever, entre 16 e 19 de março, para participar de uma lista de espera.

Criado pelo Governo Federal em 2004 e institucionalizado pela Lei nº 11.096, em 13 de janeiro de 2005, o Prouni já atendeu, desde sua criação até o processo seletivo do segundo semestre de 2016, mais de 1,9 milhão de estudantes, sendo 70% com bolsas integrais.

Gostou da informação? Compartilhe com amigos e familiares nas redes sociais.

imagem do author
Colaborador

Por Michele Roza / Foto: Thinkstock