Celular antes de dormir afeta saúde das crianças

Saiba como colocar limites visando o bem dos seus filhos

Imagem de capa - Celular antes de dormir afeta saúde das crianças

As multitarefas que adotamos hoje em dia na rotina de adultos e crianças é reflexo de uma geração constantemente abastecida por muita informação. Uma das grandes vítimas desta vida agitada que vivemos e da falta de atenção com o que acontece ao redor é a relação entre pais e filhos.

Crianças e adolescentes estão cada vez mais cedo fazendo uso de novas tecnologias, em diversos tipos de dispositivos eletrônicos móveis. Muitos pais não percebem que os filhos fazem uso sem limites de computadores e smartphones, inclusive em horários que avançam cada dia mais o tempo do sono, o que compromete a saúde e o desenvolvimento deles.

Uma recente pesquisa da King’s College, Universidade pública em Londres considerada uma das mais prestigiadas instituições de ensino superior do mundo, apontou que a utilização de eletrônicos, como celulares e tablets, antes de dormir, afeta o sono, os hormônios e o desenvolvimento infantil.

O estudo reuniu dados de mais de 125 mil crianças e adolescentes entre 6 e 19 anos de idade, em diversos países. Os pesquisadores observaram que o distúrbio do sono na infância é conhecido por causar danos à saúde física, à exemplo da obesidade, da queda do sistema imunológico e do crescimento atrofiado, e problemas mentais, como depressão e tendência suicida.

Colocando limites

O uso de dispositivos eletrônicos, apesar de ser um aliado em alguns momentos, por exemplo, de entretenimento ou para fins educacionais, deve ser estipulado e monitorado para que o seu uso excessivo não prejudique o bem-estar físico e mental da criança e do adolescente.

O problema é que nem sempre os filhos estão dispostos a entender a preocupação dos pais e a falta de limites pode se tornar um problema, como explica o palestrante Renato Cardoso em texto publicado em seu blog:

“Os pais, ora por ignorância, ora por não quererem ter dor de cabeça ou simplesmente para agradar os filhos, acabam deixando seus filhos fazerem o que quiserem, sem limites. Podem jogar videogame duas, três, cinco horas por dia, podem usar a Internet sozinhos no quarto, podem ficar duas horas no telefone com as amigas da escola… e por aí vai.”

Assim como Deus sempre usou leis e mandamentos para colocar certos limites ao ser humano – por exemplo, quando o povo de Israel saiu do Egito e Deus entregou leis (limites) a Moisés, para que este as passasse ao povo, para organizar a vida dos Israelitas –, pais e mães podem tirar daí um precioso exemplo de como o próprio Deus lida com seus filhos e aplicar no dia a dia.

“Por isso, pai e mãe devem agir em conjunto para determinar certos limites e regras aos seus filhos, visando o bem deles. Comunicar bem essas regras aos seus filhos e não ter medo de aplicá-las. E sempre lembrar que o objetivo é protegê-los do mundo e deles mesmos, mas não exagerar na dureza e rigor. Pais devem ser equilibrados. Mas nas coisas principais, devem ser firmes e justos”, afirma Renato.

Jejum de Daniel

Estamos às portas do próximo Jejum de Daniel, que começa à meia-noite do dia 25 de janeiro e vai até o dia 14 de fevereiro. Durante os 21 dias, como você estará tirando férias de informações e entretenimento inúteis, procure também voltar sua atenção para as pessoas mais próximas.

Separe tempo para a sua família e siga as dicas do palestrante Renato Cardoso:

– Sente com sua família para refeições;

– Converse mais sobre o que está acontecendo na vida de vocês atualmente;

– Compartilhe mais sobre o seu dia;

– Pais, se interessem pela vida escolar e educação dos seus filhos;

– Filhos, se abram mais com seus pais;

– Façam juntos alguma tarefa na casa.

Você pode aprender mais como lidar com as dificuldades de relacionamento familiar nas palestras Transformação Total para Pais e Filhos, que acontece aos domingos, 18h, no Templo de Salomão. Ou assistir pelo Univer Vídeo. Acesse agora mesmo, clicando aqui.

imagem do author
Colaborador

Por Michele Roza / Foto: Thinkstock