“Tarde de Talentos” para internas do Ceará

Durante visita do grupo Universal Socioeducativo, elas aprenderam dicas de violão e sobre a importância de manter a fé em Deus

Imagem de capa - “Tarde de Talentos” para internas do Ceará

As voluntárias do grupo Universal Socioeducativo (USE) Ceará promoveram, na tarde do dia 14 de janeiro, um encontro diferente dos habituais para as internas do Centro Educacional Aldaci Barbosa Mota (CEABM), unidade para atendimento e internação e ressocialização de adolescentes do sexo feminino, em Fortaleza, capital do estado.

Em parceria com o grupo Força Jovem Universal (FJU), as integrantes do USE prepararam, pela primeira vez, a “Tarde de Talentos” com 18 internas da unidade. O objetivo da ação foi para cada uma mostrar a sua capacidade e aptidão para a música.

A ação contou com a apresentação da cantora profissional Claudine Albuquerque (em foto abaixo tocando violão), também integrante da banda do FJU do estado. Além das canções, a profissional aproveitou o momento para contribuir com dicas e explicar como manusear um violão, incentivando cada interna a tocar o instrumento.

Superação de vida

Durante o encontro, Claudine contou a todas sobre a sua história de vida e como superou os obstáculos. “Sentia um vazio terrível, que fazia com que coisas simples do dia-a-dia, como uma reunião de trabalho, um dia de aula ou até mesmo deitar para dormir, fossem algo perturbador e quase inalcançável”, conta ela.

No entanto, o que fez Claudine abrir os olhos espirituais foi uma notícia chocante: o suicídio de um artista que ela tinha como maior referência de sucesso. “Por eu já ter ouvido falar tanto sobre Jesus, parei e pensei que, se o artista tendo tudo que eu sonhava ter ainda se sentia infeliz e desesperou-se a ponto de tirar a própria vida, então, eu precisava de algo diferente. O que ele tinha não o preenchia, assim, vou atrás de conhecer esse Deus que ouço falar há tanto tempo”, contou ela.

Foi então que a cantora abriu mão de tudo que tirava o foco das coisas de Deus. “Deixei para trás todas as conquistas, popularidade, prêmios, ‘amigos’ e tudo que me influenciava a fazer coisas que, além de contrárias à vontade de Deus, só faziam mal ao meu corpo. Me desliguei da banda que eu tocava e deixei outras atividades que pudessem me levar a beber, me irar ou perder o controle de alguma maneira e, assim, tive finalmente um encontro com Deus”, detalha Claudine.

Segundo ela, parecia difícil a ideia de ter que reconhecer as próprias fraquezas e se humilhar diante de Deus. No entanto, doeu bem menos do que as humilhações que o mundo a fazia sofrer. “E trouxe o melhor dos resultados: vida! Vida de verdade”, finalizou.

Nunca desistir

Segundo Caroline Freitas, coordenadora do grupo de voluntárias e esposa do pastor Allyson Freitas, que realiza o trabalho de evangelismo dentro das penitenciárias masculinas no estado, o objetivo foi fortalecer a ideia de que os sonhos são possíveis de serem realizados e que elas não devem desistir deles, pois todas têm algum talento, basta se esforçar para desenvolvê-lo.

Todas aproveitaram o encontro para se conectar com Deus e entender a verdadeira importância de entregarem suas vidas, verdadeiramente, a Ele. Na ocasião, foi explicado sobre a importância da pessoa habitar no Esconderijo do Altíssimo, para buscar a proteção dEle e a Salvação.

“Nós levamos a Palavra de Deus para essas jovens no momento que estão desacreditadas de seus sonhos. Cada atividade que desenvolvemos com elas é um avanço na autoestima e na vontade que elas têm de vencer. Precisamos de mais pessoas assim, que despertem no próximo o que elas têm de melhor. Afinal, a sociedade só vê o que elas fizeram de pior”, finalizou a coordenadora.

Para saber mais sobre o trabalho de evangelismo que a Universal realiza dentro das penitenciárias, clique aqui.

imagem do author
Colaborador

Por Débora Picelli / Foto: Cedidas pelo grupo Universal Socioeducativo Ceará