A crise está em sua vida financeira ou em você?

Por Por Eduardo Prestes/ Fotos: Fotolia e Cedida

Não é de hoje que a palavra crise estampa as manchetes de jornais como um problema que atinge o mundo inteiro. De uns anos para cá, parece até que isso se intensificou: tornou-se tema de sites jornalísticos, das redes sociais e um assunto corriqueiro na conversa entre as pessoas. Mas, talvez, o problema maior não seja a crise mundial ou a brasileira. As pessoas podem estar passando por crises pessoais que as mantêm estagnadas e que não lhes permite mudar o rumo de suas vidas.

Enxergue o problema

Para o life e professional coach Emanuel Quiróz, de 52 anos, o primeiro ponto é que a crise é passageira. “Ela tem início, meio e fim. Nós é que a rotulamos com algum nome, como ‘crise da bolsa’, ‘crise do petróleo’, etc. Mas não é uma situação perene, embora não saibamos quanto tempo vai durar. Um dos caminhos é abstrair do que está acontecendo e tentar enxergar o problema como alguém que está fora da situação e visualizar, de forma isenta, o que está ocorrendo e encontrar soluções”, avalia.

Humildade

Na opinião de Quiróz, para sair da crise íntima também é necessário ter algum grau de humildade. “Muitas vezes, a pessoa está fazendo coisas erradas e o seu orgulho diz que é desse jeito, mesmo que não haja uma melhora. É possível se aconselhar com pessoas que têm mais experiência do que você e que necessariamente não estejam na mesma situação em que você se encontra. Alguém que lhe dará uma palavra positiva e motivadora que poderá mudar o seu caminho”, afirma.

Sem medo

Quiróz diz que as pessoas podem e devem usar ferramentas como a internet, que apresenta conteúdos, informações e palestras que podem mudar sua visão sobre determinadas questões. “Muitas vezes, as pessoas se apegam demais a certas decisões estabelecidas no passado e não conseguem enxergar que podem fechar um negócio que está falido e abrir outro que seja mais rentável, por exemplo. Tomar essa decisão pode não ser fácil, mas, se o problema pessoal começa a impactar em outras áreas da sua vida, é algo que deve ser pensado”, diz.

Sem direção

O casal de empresários Adriano Fidelis, de 40 anos e Thais Fidelis, de 36, por exemplo, (foto abaixo) passou por uma crise pessoal que estava acabando com a vida familiar. “Meu marido estava desempregado e descarregava suas frustrações me agredindo. Como eu era dona de casa e também não trabalhava, éramos obrigados a nos alimentar com restos de feira para que nossa filha não passasse fome. Foram sete anos nessa situação. Só mudou quando eu comecei a frequentar as reuniões da Universal e a receber uma direção para resolver os problemas”, lembra.

Com orientação

O casal não tinha formação superior, mesmo assim Thais viu uma oportunidade para mudar a trajetória da família. “Quando vendia bolo caseiro, sempre passava em frente a uma empresa de corretagem. Resolvi entrar e falar com o gerente. Falei para ele que gostaria de trabalhar lá. Ele me ofereceu uma vaga para fazer faxina, mas eu disse que queria trabalhar com o que ele fazia. Ele respondeu que o emprego seria meu se eu batesse a meta do seu melhor corretor. Comecei aprendendo com o meu chefe, vendi três vezes mais do que o estabelecido e tirei meu registro. Levei meu marido para trabalhar lá também. Sete meses depois, abrimos nossa própria empresa. Hoje já são 15 anos de sucesso nessa área e muitas conquistas”, conta.

Proatividade

Para o bispo Marcelo Moraes, que realiza a Reunião da Nação dos 318, no Templo de Salomão, em dois dos seis horários em que ela ocorre, o casal acertou quando buscou orientação nas palestras pela vida financeira promovidas pela Universal. “A maior guerra do ser humano é na mente. A crise é causada pela informação. Ligamos a TV, olhamos os sites e o tempo todo somos bombardeados por informações que nos jogam para baixo. Mas, quando você percebe que Deus é uma fonte inesgotável de inspiração, é possível mudar. É por isso que você vê mendigos virando milionários e muitas pessoas obtendo diversas transformações em suas vidas. O sucesso está relacionado à aliança com Deus. Ele nos inspira a ter um espírito proativo para nos separar dos obstáculos e vencer as adversidades”, conclui.

VIDA FINANCEIRA

Quer aprender a enfrentar as dificuldades do mercado de trabalho e se tornar uma pessoa vencedora? Então, não perca o Congresso Para o Sucesso, que acontece às segundas-feiras, no Templo de Salomão. Para encontrar uma Universal mais próxima de você, acesse www.universal.org/enderecos

Caso queira adquirir o livro “50 Tons Para o Sucesso”, que contém dicas para a vida profissional e financeira, acesse o Arca Center, clicando aqui

ler mais
Reportar erro

comentários

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

A crise está em sua vida financeira ou em você?

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Fake news

Você sabe de alguma notícia falsa que tem circulado na internet sobre a igreja Universal? Relate aqui o caso que iremos trazer toda a verdade no site Mitos e Verdades

Formulário de Denúncia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach e Eliana Caetano

Editora de Conteúdo Web:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Maria do Rosário, Michele Roza, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone: (11) 3321-5244

Endereço Rua dos Missionários, 139, Santo Amaro - São Paulo (SP)

Cep: 04729-000

Free WordPress Themes, Free Android Games