O que fazer quando um problema se repete

Se Jaqueline e Marcos não tomassem uma atitude, o relacionamento deles se tornaria mais uma frustração amorosa para os dois

Imagem de capa - O que fazer quando um problema se repete

“Tinha relacionamentos conturbados.” Foi com essas palavras que Jaqueline Maciel Carvalho, de 32 anos, técnica em nutrição e dietética, definiu como era sua vida amorosa antes de conhecer Marcos Alves de Carvalho, de 42 anos, regulador de sinistro. “Minhas relações eram sempre marcadas por muitas brigas, traições e isso me traumatizou demais”, lembra.

Ao conhecer Marcos, ela achou que tudo seria diferente. “Nos conhecemos em 2006 por meio de um colega de trabalho em comum e logo nos apaixonamos. Namoramos durante três anos. Nesse tempo, eu tinha comigo a certeza de que a relação com ele seria melhor do que as anteriores”, afirma.

Depois desse período de namoro, eles decidiram pular as etapas de noivado e casamento e foram morar juntos. “Como começamos errado, toda a adaptação foi mais difícil, as brigas eram constantes e a falta de respeito também. Tudo era motivo para discussão e isso passou a ficar insustentável. Comecei a ver os mesmos problemas do passado se repetirem com ele”, conta Jaqueline.

A busca por ajuda

Marcos diz que como ambos tinham passados amorosos não resolvidos, os conflitos se potencializaram. “Sofri muito antes de conhecê-la porque tinha saído de uma relação difícil, que não tinha amor, mas muitas discussões. Então, estávamos vendo tudo se repetir”, acrescenta.

Em maio deste ano, eles receberam um convite da irmã de Marcos para que fossem à ‘Terapia do Amor’ para buscar ajuda e salvar a união. “Como nos amávamos e queríamos ficar bem um com o outro, aceitamos o convite. Foi muito bom. A cada palestra aprendíamos – e aprendemos até hoje – um pouco mais a respeito do amor inteligente”, afirma Marcos.

As consequências dessa dedicação do casal à vida amorosa foram a restituição do respeito e o aumento da cumplicidade. “Aprendemos a nos respeitar como homem e mulher. Me tornei uma pessoa mais paciente, passei a ouvi-lo mais e conquistei a paz interior”, revela Jaqueline.

Outro ponto crucial para a transformação deles foi a decisão de oficializar a relação. “Nos casamos no dia 12 de outubro na Celebração dos Casamentos em Cacoal, em Rondônia. Sabíamos que era isso que faltava para selar nossa mudança. Foi maravilhoso. Hoje somos oficialmente casados e recebemos a bênção do Autor do Amor”, completa.

Segundo Marcos, eles se tornaram referência para outros casais e o segredo para encontrar essa paz na vida a dois é nunca parar de cuidar do casamento. “Não há fórmula mágica, há dedicação de duas pessoas que querem fazer uma a outra feliz. Por esse motivo, não deixamos de ir às quintas-feiras à ‘Terapia do Amor’, pois as palestras servem para fazermos a manutenção semanal do nosso amor e da nossa família”, conclui.

VIDA AMOROSA:

Para saber mais como resolver os problemas da vida amorosa, participe das palestras da Terapia do Amor, todas às quintas-feiras, em uma Universal mais próxima de você. A cada palestra, casais, noivos, namorados e solteiros aprendem sobre o amor inteligente e como desenvolver o relacionamento a dois.

imagem do author
Colaborador

Por Ana Carolina Cury/ Fotos: Cedidas