Cuide da sua pele neste verão e evite doenças

Especialistas esclarecem quais são os problemas que surgem nesta estação e o que fazer para preveni-los

Por Por Ana Carolina Cury/ Foto: Fotolia

O verão chegou e, com ele, as altas temperaturas e uma maior exposição ao sol. Por isso, neste período do ano é muito comum a ocorrência de problemas de pele, entre eles a herpes labial, queimadura solar, micose, foliculite e a acne solar.

A médica dermatologista Priscilla de Freitas Pereira explica o que são essas doenças, o que deve ser feito para preveni-las e os cuidados para proteger a pele. “Para evitar todos esses problemas durante o verão, é preciso redobrar os cuidados. As pessoas que possuem tendência a ter manchas e o próprio câncer de pele devem ter mais cautela ainda. É importante dar preferência a um protetor solar com fator de proteção acima de 50. Além disso, é importante observar a pele e ficar sempre atento ao surgimento de pintas e manchas.”

Para garantir uma pele bonita nos dias de sol, são necessários alguns cuidados específicos no dia a dia. “Lavar o rosto duas vezes por dia é fundamental. Nunca lave o rosto mais de duas vezes por dia, pois isso estimula a produção de oleosidade. Opte sempre por água fria. Esfolie a pele uma vez por semana, porque isso ajuda a remover as células mortas. Hidrate-a bem, pois todos os tipos de pele precisam desse cuidado, e use protetor solar”, orienta.

Segundo informações divulgadas no site oficial da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), além do filtro solar e dos cuidados com a pele, é importante usar roupas de algodão, chapéu nas atividades ao ar livre e óculos de sol, para prevenir lesões na região dos olhos e também doenças como a catarata.

O médico dermatologista Alexandre Y. Okubo acrescenta que a atenção com a pele no verão é necessária por causa da radiação solar, principalmente os raios UVB, que atingem a Terra com maior intensidade principalmente das 10 às 16 horas. “O UVB é responsável pelas queimaduras solares e a médio e longo prazo pelo surgimento de câncer de pele, principalmente os carcinomas. Ele aumenta a tendência ao envelhecimento precoce”, explica.

A pele é o maior órgão do corpo humano e é muito importante para o ser humano, uma vez que atua na regulação de temperatura, na defesa do organismo e na proteção contra agentes externos. “Por isso, é essencial cuidar dela não apenas no verão, mas em todas as estações do ano e todos os dias. Isso é fundamental tanto para ter uma boa saúde como para a estética e a aparência – afinal, pele saudável também está relacionada à beleza. Também vale lembrar que é importante procurar um dermatologista anualmente ou quando houver algum sintoma suspeito”, conclui a médica Priscilla Pereira.

ler mais
Reportar erro

comentários

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Cuide da sua pele neste verão e evite doenças

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Fake news

Você sabe de alguma notícia falsa que tem circulado na internet sobre a igreja Universal? Relate aqui o caso que iremos trazer toda a verdade no site Mitos e Verdades

Formulário de Denúncia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach

Coordenadora de Conteúdo:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Michele Roza, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques, Rafaela Dias



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone:(11) 2392-3372

Endereço Rua João Boemer, 254 - Brás, São Paulo

Cep: 03018-000

Free WordPress Themes, Free Android Games