Pais: os verdadeiros influenciadores dos filhos

Saiba como agir para que eles tenham um bom futuro

Imagem de capa - Pais: os verdadeiros influenciadores dos filhos

Dados recentes do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA), de São Paulo, mostram que os adolescentes que ingerem álcool antes de completar 15 anos de idade têm quatro vezes mais chances de desenvolver o vício em bebida, se comparado àqueles que fizeram a ingestão mais tarde.

O vício no álcool é tão sério que a Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) se motivou a realizar uma campanha permanente que estimula a prevenção e o combate a ele e às drogas durante a infância e a adolescência.

“Assim como um jovem pode se interessar por esportes, inspirado pela prática dos pais, também pode desenvolver uma relação nociva com a bebida diante de um mau exemplo vindo de casa”, explicou a psicóloga Mariana Sanches, pesquisadora do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas (GREA) – atuante na capital paulista –, em uma entrevista, destacando que a família é a nossa primeira fonte de socialização.

Atenção com os filhos

Os pais servem como um espelho para os filhos, e as suas atitudes podem contribuir muito para os caminhos que eles irão escolher. É preciso enxergar além e ter consciência de como pai e mãe são grandes influenciadores, importantes na formação da vida dos filhos desde pequenos.

Mas não basta apenas agir de modo correto, servindo como exemplo. Além disso, é preciso manter-se constantemente atento a qualquer sinal de algo que não seja habitual. Isso evita problemas futuros na vida dos filhos, como vícios, por exemplo.

Observe as companhias deles, com quem estão se relacionando. Verifique se eles estão tento alguma queda no rendimento escolar, se estão se excluindo do convívio familiar ou se afastando dos amigos. Pedir dinheiro além do normal também pode ser um sinal de que algo não está bem.

Afaste-os do perigo

De acordo com o palestrante Renato Cardoso, responsável pela reunião Transformação Total de Pais & Filhos, todos os pais têm um sonho bom para os seus filhos, mas o que eles não se dão conta, muitas vezes, é de que não têm o controle sobre suas crianças e que o pior pode acontecer.

Renato alerta que os pais precisam se atualizar sobre as coisas de seus filhos, principalmente sobre o que eles estão fazendo. Outra boa dica é cultivar os filhos por perto e manter um bom diálogo com eles, o início para a solução de qualquer problema.

Ajuda espiritual

Diante de situações que não são as esperadas, não se descontrole. “Não é a força dos seus braços e de uma cinta que vai mudar a vida do seu filho. Você precisa aprender a disciplina que funciona e que influencia para o bem”, alerta o palestrante.

“Quando você chega a uma situação em que não tem mais o que fazer, você tem que partir para a fé. É a única ferramenta que nós temos que pode resolver uma coisa que nós não podemos fazer”, frisa Cristiane Cardoso, que ao lado do seu esposo, Renato, orienta pais e filhos.

Se você deseja encontrar um direcionando sobre como agir com o seu filho, participe da palestra Transformação Total de Pais & Filhos, que acontece todos os domingos, às 18h, no Templo de Salomão, na Avenida Celso Garcia, 605, zona leste da capital paulista. Ou assista ao encontro ao vivo pelo Univer Vídeo.

imagem do author
Colaborador

Por Débora Picelli / Foto: Thinkstock