Presas relatam a diferença que o trabalho do UNP no Uruguai tem feito na vida delas

No final de 2017, voluntárias do grupo e também do Godllywood se uniram para homenageá-las

Imagem de capa - Presas relatam a diferença que o trabalho do UNP no Uruguai tem feito na vida delas

No dia 22 de dezembro, voluntárias do grupo Universal nos Presídios (UNP) e do Godllywood do Uruguai proporcionaram a internas da Prisão Feminina de Cólon, em Montevidéu, capital do país, uma tarde toda especial.
Para celebrar o término do ano, as voluntárias prepararam um vídeo com a retrospectiva do trabalho realizado com as internas durante 2017. Além da homenagem, as 70 presas que participaram do evento foram presenteadas com o livro “Melhor que Comprar Sapatos”, de Cristiane Cardoso, e com um café da tarde preparado especialmente para elas.
Várias internas puderam compartilhar sobre a diferença que o trabalho desenvolvido pela Universal dentro da unidade prisional tem feito.
Verdadeira entrega
Noemi foi uma delas. Ela é espanhola e está presa há pouco mais de 1 ano por tráfico de drogas. Sua família está toda na Espanha, por isso não recebe visitas.
“Em seu depoimento, ela contou que quando foi presa estava muito desesperada e com pensamentos de tirar a própria vida. Num dia de desespero decidiu participar das reuniões realizadas nas celas e sentiu muita paz, conseguiu dormir e, a partir dali, tomou a decisão de se entregar a Deus”, relata Suzana Rubio, responsável pelo UNP Feminino no Uruguai.
A mudança de Noemi foi acontecendo pouco a pouco. Começou a trabalhar e a estudar dentro do presídio e hoje o grupo para ela é como uma família. Todas as tardes de segunda-feira ela espera ansiosamente para fazer as orações.
“Para as detentas, esses momentos são importantes porque são poucos que se preocupam com elas e preparam o melhor, em cada detalhe. Tudo é feito com muito amor e carinho”, destaca Suzana.
Para saber mais sobre as ações realizados pelo UNP, clique aqui.
Veja as fotos do evento:
(*) Com informações do UNP Uruguai

imagem do author
Colaborador

Por Jeane Vidal (*) / Fotos: Cedidas