Pequeno objeto, grande significado

Selo do período do Primeiro Templo é encontrado em Jerusalém

Imagem de capa - Pequeno objeto, grande significado

Há cerca de 100 metros do Muro das Lamentações, em Jerusalém, pesquisadores da Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA, na sigla em inglês) encontraram uma “moeda” do tamanho de uma unha humana (15 milímetros de diâmetro e 3 de espessura). Para eles o achado vale muito mais do que se tivesse sido uma pequena pepita de ouro: trata-se de um “tesouro” do período do Primeiro Templo, construído pelo rei Salomão.

O objeto singular é um selo feito em argila com as inscrições “Pertence ao governador da cidade”. O texto está em hebraico – mesmo idioma dos livros originais do Antigo Testamento.

Com muito contentamento, o prefeito de Jerusalém, Nir Barkat, apresentou o símbolo para a imprensa. “É sensacional encontrar relíquias do período do Primeiro Templo”, disse ele em referência à raridade do evento – segundo noticiou o The Times of Israel.

O significado, segundo o prefeito, é ainda maior, porque revela a força que Jerusalém, como capital de Israel, tinha naquela época. Na antiguidade, um selo era utilizado por uma autoridade para assinar documentos e selar cartas.

O objeto sustenta – conforme a Bíblia narra em 2 Reis 23.8 e 2 Crônicas 34.8 – a existência de um prefeito na cidade durante aquele período, garante a pesquisadora Shlomit Weksler-Bdolah, que liderou a escavação.

A investigação no local começou em 2005 e além do selo foram encontrados também outros objetos do período do Segundo Templo – tempos em que Israel era dominada pelo Império Romano.

Após a conclusão da pesquisa, o artefato ficará em exibição, temporariamente, no escritório do prefeito de Jerusalém.

imagem do author
Colaborador

Por Daniel Cruz / Foto: Reprodução Yoli Shwartz/Israel Antiquities Authority