Um exército de boas histórias

Em 2017, a Record TV levou ao ar dramas, intrigas e muitos ensinamentos cristãos em quatro novelas inspiradas na Bíblia. Confira os destaques

Imagem de capa - Um exército de boas histórias

Fé, superação, grande elenco e muitos efeitos especiais. Esse é um pequeno resumo das características das novelas exibidas pela Record TV em 2017. Nos últimos 12 meses, a emissora exibiu quatro folhetins baseados na Bíblia, incluindo a reprise de Os Dez Mandamentos.

O ano começou com a novela A Terra Prometida, protagonizada por Sidney Sampaio, que interpretou Josué. Escrita por Renato Modesto e com direção-geral de Alexandre Avancini, a trama mostrou os desafios de Josué no comando das 12 tribos de Israel para conquistar Canaã. A história manteve o segundo lugar de audiência durante todo o período de exibição, marcando média de 16 pontos de audiência no mês de março, quando o último capítulo foi ao ar.

Em 13 de março, foi a vez de O Rico e Lázaro estrear na Record TV e garantir o segundo lugar isolado na audiência, chegando a picos de 17 pontos. A novela escrita por Paula Richard trouxe uma novidade: a mistura de histórias de diferentes livros da Bíblia e alguns trechos de ficção, como explicou a autora em entrevista à Folha Universal. “Montei toda uma linha do tempo com profetas, profecias e fatos históricos, para depois ir encaixando nela a parte ficcional. Trabalhei com os livros de Jeremias, Ezequiel, Daniel, Crônicas e Reis. Pesquisei sobre a Babilônia, o rei Nabucodonosor e sua dinastia. Lucas 16 foi a inspiração para criar os personagens Rico e Lázaro”, detalhou. A direção foi de Edgard Miranda. O Rico e Lázaro foi a primeira novela brasileira com cenários 100% virtuais, feitos em 3D.

Depois de bater recordes de audiência em 2015, garantir vários prêmios e se tornar sucesso entre a crítica especializada, a novela Os Dez Mandamentos voltou ao ar em 25 de julho. Assim, o público ganhou mais uma oportunidade de ver a saga de Moisés no Egito, com direito a efeitos especiais em cenas como a abertura do Mar Vermelho. Escrita por Vivian de Oliveira e dirigida por Alexandre Avancini, a trama tem Guilherme Winter no papel de Moisés e Sérgio Marone deu vida ao faraó Ramsés e é exibida de segunda a sexta-feira, às 18h15.

Desde 21 de novembro, o horário nobre da Record TV é dedicado à novela Apocalipse, trama inspirada no livro homônimo da Bíblia. A estreia da produção registrou 12 pontos de média de audiência, superando o primeiro capítulo de Os Dez Mandamentos, em 2015. Desta vez, a emissora buscou inspiração nos dias atuais para narrar a história do fim do mundo. Apesar disso, a trama vai trazer participações especiais de personagens conhecidos da Bíblia, como os profetas do Antigo Testamento Moisés e Elias. A autora Vivian de Oliveira assina o folhetim, que conta com direção-geral de Edson Spinello. Confira nestas duas páginas outros destaques das novelas da Record TV inspiradas na Bíblia.

Sérgio Marone

O ator conquistou sucesso internacional na pele do faraó Ramsés (abaixo), o principal vilão da novela Os Dez Mandamentos. Em Apocalipse, ele repete a dose de vilania no papel de Ricardo Montana, um homem sedutor e arrogante – ele é o anticristo na trama. Em entrevista à Folha Universal, o ator falou sobre Ramsés. “É muito bom ter um personagem com dois polos tão extremos, tão intensos, tão variáveis, consigo dar uma intensidade de tons diferentes a cada cena, é perfeito.”

Samara Felippo

A atriz interpretou a personagem Joquebede, mãe do protagonista Moisés na primeira fase da novela Os Dez Mandamentos. Em Apocalipse, ela vive Natália Menezes (acima), uma policial competente, mas que tem a vida amorosa conturbada e só consegue se focar no trabalho. A jovem cresceu conhecendo a Deus, mas pouco se relaciona com Ele. No fundo, é uma mulher triste e tem medo de se tornar amarga e solitária como sua mãe. Natália é uma personagem de destaque na atual trama de Vivian de Oliveira.

Igor Rickli

O ator interpretou Zac (abaixo) na novela O Rico e Lázaro e agora está no ar na pele de Benjamin Gudman em Apocalipse. Embora os dois personagens sejam protagonistas, eles têm posturas bem diferentes. O primeiro é um hebreu que faz escolhas erradas e acaba se tornando um dos vilões na trama. No papel atual, Rickli interpreta um hacker do bem que ajuda vítimas de pedofilia e chantagens na internet. “Estou extremamente empolgado de dar vida ao Benjamin. É muito legal poder mudar o registro agora e sair dos vilões para vir para um personagem do bem”, disse em entrevista ao portal R7. Rickli viveu também o maldoso rei Marek no folhetim A Terra Prometida.

Primeira protagonista

Com 20 anos de carreira comemorados em 2017, a atriz Juliana Knust ganhou sua primeira protagonista na novela Apocalipse. Ela vive a repórter Zoe Santero, uma mulher linda, forte e destemida. Consagrada a Deus pelos pais ainda bebê, a jovem entrará em crise quando sua família for arrebatada. Heroína da novela, Zoe vai liderar, ao lado do seu amado, Benjamin, os chamados Santos da Resistência, que vão lutar contra as forças malignas do anticristo.

Estreias fora do Brasil

23 fevereiro – Os Dez Mandamentos – o Filme, na Argentina
2 de março – Os Dez Mandamentos – o Filme, no Uruguai
6 de abril – Os Dez Mandamentos – o Filme, na Bolívia
13 de abril – Os Dez Mandamentos – o Filme, na Coreia do Sul
11 de junho – série Milagres de Jesus, nos Estados Unidos

imagem do author
Colaborador

Por Rê Campbell / Fotos: Munir Chatack