Tudo o que você precisa saber sobre e-mail marketing

Aprenda a usar essa ferramenta para divulgar seu trabalho com mais eficiência

Imagem de capa - Tudo o que você precisa saber sobre e-mail marketing

Uma opção de publicidade online que pode gerar um grande retorno para as empresas é a campanha via e-mail marketing. Ela tem sido cada vez mais utilizada para ampliar o número de vendas, o acesso de pessoas a um determinado site e para que as empresas se aproximem dos clientes.

“E-mail marketing é a versão digital e on-line da mala-direta. Uma maneira das marcas e/ou profissionais autônomos se comunicarem via e-mail com seus diferentes públicos. O e-mail marketing surgiu em 1991, quando o primeiro serviço gratuito de e-mail, o Hotmail, também surgiu”, explica o diretor comercial da empresa de comunicação digital Dinamize, Rodrigo de Almeida. Ele é graduado em publicidade e propaganda com MBA em marketing.

Quais as vantagens?

Além da ferramenta potencializar a relação com os consumidores, ela possibilita a abordagem de forma rápida, eficaz e econômica. O gasto é reduzido e é feito em softwares especializados para acompanhar, avaliar e automatizar os e-mails.

“O e-mail marketing é totalmente mensurável. É possível saber quem recebeu ou não, quem abriu, em que link clicou, além de outras informações. É também uma mídia relativamente barata em comparação a outras mídias. E, considerando a tecnologia atual das plataformas de e-

mail marketing, é possível criar campanhas automatizadas de e-mail, permitindo uma comunicação extremamente pertinente e com um esforço mínimo, já que as plataformas fazem o trabalho pesado”, explica o publicitário.

Como usá-los?

Para utilizar o e-mail marketing é preciso seguir quatro etapas: possuir a lista de contatos/e-mails, identificar se a mensagem deve ser enviada a todos os contatos ou segmentá-los para que o conteúdo seja o mais aderente possível, criar a arte do newsletter e agendar o envio

“O e-mail marketing deve ser usado para comunicação institucional, editorial ou promocional. Incluem-se nessa relação os e-mail marketing com ofertas e promoções, newsletters de notícias, conteúdo voltado a branding, etc. O e-mail deve ser usado sempre que o conteúdo que se quiser comunicar for algo que tenha aderência com seu público-alvo e numa frequência que não o torne inconveniente para quem vai receber” acrescenta Rodrigo.

Ele explica que depois de seguir esses passos pode-se sofisticar a ferramenta com a criação de fluxos automáticos baseados na abertura ou não abertura dos e-mails, incluindo o uso de outros canais, como SMS e Push Message (mensagem de alerta/pop up). “Também pode-se programar os e-mail marketing automáticos baseados na navegação feita pelos contatos no site de sua empresa. A tecnologia para isso existe e tornou-se extremamente acessível a qualquer tipo e porte de empresa”, afirma.

Como elaborar os conteúdos?

Os conteúdos variam conforme cada negócio e cada necessidade de comunicação. “Em relação à formatação das mensagens, há programas que podem ser usados para criar e-mails em HTML ou ainda diversas plataformas que oferecem editores totalmente visuais e intuitivos que permitem ao usuário leigo em programação HTML criar belos layouts para suas newsletters”, orienta o profissional.

O segredo dos e-mails marketing de sucesso

Um bom conteúdo é a chave para o e-mail marketing de sucesso. “Pergunte-se: ‘Eu, como consumidor do meu produto/serviço, gostaria de receber esse e-mail marketing?’. Se a resposta for sim, você já começou muito bem. A segunda dica é a lista de endereços de e-mails a ser utilizada. Apesar de tentadora, a compra ou o aluguel de bases/listas de e-mails deve ser evitada. Trabalhar sua própria lista e base de contatos – higienizando-a, enriquecendo-a e criando ações para aumentá-la (por exemplo, uma campanha de indicação de amigos) – requer muito mais esforço”, completa o publicitário.

O e-mail marketing é uma alternativa muito importante para quem quer investir em uma excelente ferramenta comercial. Aposte no e-mail marketing e torne a comunicação com seu público mais rápida e eficaz. Para ter bons resultados, além de enviar e-mails, realize sempre um acompanhamento individualizado com o cliente. O sucesso do seu negócio depende apenas de você.

Quer aprender a enfrentar as dificuldades do
mercado de trabalho e se tornar uma pessoa vencedora? Então, não perca o
Congresso Para o Sucesso, que
acontece às segundas-feiras, no Templo de Salomão. Para encontrar uma Universal
mais próxima de você, acesse
localhost/enderecos.

Caso queira adquirir o livro “50 Tons Para o Sucesso”, que contém dicas
para a vida profissional e financeira, acesse o Arca Center,
clicando
aqui
.

imagem do author
Colaborador

Por Ana Carolina Cury / Fotos: Fotolia