Grupo leva auxílio às vítimas de enchentes na Zona da Mata Mineira

A cidade de Rio Casca, a 198 quilômetros de Belo Horizonte, foi uma das mais afetadas

Imagem de capa - Grupo leva auxílio às vítimas de enchentes na Zona da Mata Mineira

As fortes chuvas que caíram nesses primeiros dias de dezembro em cidades do norte do Estado de Minas Gerais provocaram inúmeros estragos, deixaram muitas famílias desabrigadas e, infelizmente, de acordo com a Defesa Civil, sete mortes foram confirmadas.

Diversos municípios decretaram situação de emergência e o alerta para novos temporais permanece sobre o centro-norte do Estado, garantem os meteorologistas.

Diante da situação difícil que os moradores dessas cidades têm enfrentado, o grupo de evangelização da Universal do Estado de Minas Gerais deslocou cerca de 30 voluntários para a Zona da Mata Mineira, em Rio Casca (cidade que possui pouco mais de 14 mil habitantes), para ajudar as famílias atingidas.

“Foram distribuídas 300 cestas básicas, colchões, água e roupas. Além das doações, foi realizada uma oração por todas as pessoas. A maioria está desabrigada e, no momento, se encontra na casa de familiares ou conhecidos que moram na parte mais alta da cidade”, comentou o pastor Renê Moraes, coordenador do grupo de evangelização no Estado.

A situação nas cidades atingidas é de desolação. Rio Casca, por exemplo, ficou ilhada, porque as estradas que dão acesso a ela ficaram comprometidas.

As pessoas que receberam a ajuda se reuniram em um salão da cidade, onde ouviram uma mensagem de fé e orações. Muitas estão abaladas por verem anos de suas vidas serem levados pela enxurrada.

O pastor Antônio Carlos de Sales, da cidade de Muriaé, responsável pelo trabalho da Universal na região da Zona da Mata, foi quem ministrou a reunião. “Isso vai passar, vamos ser fortes nesse momento e continuar lutando. A fé que há dentro de vocês é maior do que tudo que vocês perderam e pode restituir a vocês muitas vezes mais”, disse a todos.

Força Jovem

O grupo Força Jovem Universal (FJU) do Estado também deu sua parcela de contribuição a mais de 400 famílias do bairro Rosa Neves, em Ribeirão das Neves, quando, no dia 16 de dezembro, cerca de 200 jovens mobilizaram-se para doar oito toneladas de alimentos e aproximadamente mil peças de roupa. Os voluntários já arrecadaram e distribuíram outras cinco toneladas de alimentos para os moradores da cidade de Rio Casca.

O coordenador do grupo FJU em Minas Gerais, Roberto Guerra, afirmou: “sabemos que não podemos mudar o mundo, mas podemos contribuir para ajudar uma pequena parcela. Se todos fizerem isso, vamos ter um país bem melhor.”

Para conhecer o trabalho da Universal e as ações sociais realizadas, acesse o portal universal.org.

imagem do author
Colaborador

Por Ivonete Soares / Fotos: Cedidas