Dicas para eliminar o estresse entre pais e filhos

Saiba como aliar seu esforço humano à fé

Imagem de capa - Dicas para eliminar o estresse entre pais e filhos

A Síndrome de Burnout costuma ser relacionada com a tensão no ambiente coorporativo, o esgotamento físico e emocional, aversão às atividades diárias, como se o funcionário chegasse ao seu limite. Mas esses sintomas começaram a ser observados também em pais, pelo alto nível de estresse causado pelo cuidado com os filhos. É o chamado burnout parental.

Uma pesquisa de uma Universidade da Bélgica também confirma a existência do problema. Ela analisou 2 mil adultos e concluiu que 12% deles (tanto homens quanto mulheres) sofriam com um alto nível de burnout parental. De acordo com os pesquisadores, essas pessoas se sentiam exaustas, incapazes e desinteressadas por suas tarefas mais do que uma vez por semana. É mais do que apenas cansaço e estresse, mas uma condição emocional angustiante.

“A diferença é que no primeiro o problema é o trabalho, a pessoa quer se ausentar do emprego, mostra negatividade em relação a ele, dificuldade de concentração. No parental é o acúmulo de funções, geralmente uma mulher que trabalha fora, cuida da casa, do marido e, quando chega o filho, não sabe administrar a situação. Então, começam as cobranças, o ambiente fica tenso”, explica a psicóloga Paula Emerick.

Como lidar?

De acordo com a psicóloga, o ideal é que haja um planejamento antes de aceitar a missão de ter um filho, até mesmo para preservar a criança. Além de se preparar financeiramente, se você sabe que o acúmulo de tarefas pode ser um problema, aprenda a organizar suas prioridades antes. “Saiba onde quer estar, com qual idade e o que é preciso fazer para gerar essa criança. Planeje-se emocionalmente, aprenda a lidar com crianças primeiro. Você pode, em um fim de semana, por exemplo, passar alguns dias com seus sobrinhos pequenos sem a presença dos pais, para se expor às novas situações e ver como vai lidar”, sugere.

Mas se os filhos já existem e o casal, ou um dos parceiros, se encontra sobrecarregado, é importante que ambos saibam dividir as tarefas e participem do cuidado e criação deles. “Não menospreze a dor do outro, não diga que é exagero. Tenha olhar de compaixão e forme uma parceria, se ajudem a lidar com a situação”, diz Paula.

Conte com a ajuda de Deus

Você também deve aliar seu esforço humano à fé, já que Deus pode lhe ajudar a fazer coisas que não estão ao seu alcance como convencer o cônjuge que não quer ajudar em um momento difícil. Ao orar pedindo forças e sabedoria para lidar com decisões importantes e problemas você pode alcançar resultados surpreendentes. Assim, você estará seguindo uma direção dada pela Palavra de Deus:

Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós. 1 Pedro 5.7

O palestrante Renato Cardoso também sugere uma técnica prática para eliminar o estresse e lidar com o acúmulo de obrigações:

– Identifique a primeira coisa que mais lhe pressiona no momento;

– Identifique sua segunda e terceira maiores preocupações;

– Escreva essas três coisas e sob cada uma delas, anote tudo o que você pode fazer a respeito para resolvê-las;

– Marque o que você já está fazendo e o que ainda falta fazer. Faça o que falta;

– Escreva o que você NÃO pode fazer sobre cada uma das coisas que listou no número 3;

– Aceite o que não pode fazer, foque no que pode, e o resto entregue a Deus.

Na palestra “Transformação Total para Pais e Filhos” Renato e Cristiane Cardoso dão conselhos sobre como lidar com as dificuldades desse relacionamento. O encontro acontece todos os domingos, às 18h, no Templo de Salomão.

Você também pode acompanhar a reunião ao vivo pelo Univer Vídeo.

imagem do author
Colaborador

Por Rafaella Rizzo / Foto: Thinkstock