Carteira de Trabalho no smartphone

Versão digital do documento já pode ser acessada pelo celular

Imagem de capa - Carteira de Trabalho no smartphone

O governo federal lançou, no final do ano passado, a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) em versão digital, para que o trabalhador consiga solicitar a segunda via do documento e consultar seus dados profissionais com mais agilidade.

O aplicativo não substitui a carteira impressa, que continuará a ser o comprovante oficial de registro de empregos. No entanto, todas as experiências profissionais formais estarão no presentes no dispositivo virtual.

Como adquirir

Ele está disponível nas lojas virtuais dos dispositivos móveis (Apple Store, da Apple; e no Play Store, do Android). Para encontrá-lo e baixá-lo, faça uma busca com os termos “CTPS Digital”. Tenha cuidado e não baixe aplicativos que tenham outros nomes, pois eles podem não ser seguros.

Em seguida, os usuários devem realizar o cadastro do próprio aplicativo, que solicita nome completo e o da mãe, data de nascimento, número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), Estado de nascimento, entre outros.

Por fim, uma senha é gerada para possibilitar o acesso ao sistema.

Os trabalhadores que solicitarem a primeira ou segunda via do documento por meio do aplicativo devem retirá-lo em algum posto da rede de atendimento.

Facilidade

Entre os benefícios que a Carteira de Trabalho Digital oferecerá ao trabalhador estão a redução do tempo médio de atendimento e a agilidade no acesso às informações trabalhistas consolidadas em um único local.

imagem do author
Colaborador

Por Lorrainne Silva / Foto: Fotolia