Uma atitude que salva vidas

Voluntários do projeto Universitários realizam campanha de doação de sangue em Natal. Veja como foi

Imagem de capa - Uma atitude que salva vidas

Você sabia que uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas? No entanto, apesar do grande volume de informações divulgadas constantemente e das campanhas realizadas, a fim de aumentar o volume de sangue nos hemocentros no Brasil, menos de 2% da população é doadora de sangue.

Atitude nobre

Movidos pelo amor ao próximo, mais uma vez a Universal promoveu uma ação para mudar essa realidade. Cerca de 40 voluntários do Projeto Universitários, da Força Jovem Universal (FJU), se reuniram, no dia 16 de dezembro, para realizar uma campanha no Hemocentro Dalton Cunha (Hemonorte), em Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte.

A ação teve como objetivo estender a mão ao próximo com esse gesto nobre. “Sabemos que, com essa campanha, muitas vidas podem ser salvas e, por meio dessa atitude, estamos colocando em prática o que o Senhor Jesus nos ensinou, sobre o amor ao próximo”, salientou o pastor Jardel Santos, responsável pela FJU do estado.

Essa não é a primeira vez que o grupo realiza uma campanha de doação de sangue. Só neste ano, a Força Jovem do estado participou de cinco campanhas. A atitude, além de ajudar quem precisa de sangue, também dá um novo sentido à vida dos voluntários.

Foi exatamente o que aconteceu com o integrante da FJU, Matheus Dantas Carvalho, de 22 anos (foto acima). Segundo ele, ajudar alguém de alguma forma, seja quem for, é sempre válido, mas doar sangue vai muito além. “É se doar em prol de muitos que precisam da matéria-prima da vida. A iniciativa do projeto foi de extrema importância, uma vez que, nesta época, estamos entrando no período de férias, e os estoques de bolsas de sangue ficam em baixa”, salientou o jovem.

Requisitos para ser um doador

Para que a doação seja realizada, é necessário que a saúde do voluntário esteja em boas condições, para que o procedimento seja realizado. De acordo com os hemocentros, alguns pré-requisitos são básicos:

– Ter entre 16 e 69 anos. Para os jovens menores de idade, é preciso estar acompanhado de um responsável, que deverá preencher um formulário de autorização;

– Pesar no mínimo 50 kg;

– Estar descansado e ter dormido, pelo menos, 6 horas nas últimas 24 horas;

– Estar bem alimentado. O doador não deve ingerir alimentos gordurosos nas últimas 4 horas que antecedem a doação;

A doação pode ser realizada em qualquer hemocentro. Vá até um mais próximo e se informe.

Para saber mais sobre as ações que a Universal realiza em todo o mundo, clique aqui. Você também pode ser um voluntário. Procure uma igreja mais próxima de sua casa e informe-se com o responsável do grupo.

imagem do author
Colaborador

Por Débora Picelli / Fotos: Cedidas pela Força Jovem Universal do Rio Grande do Norte