Detentos expõem quadros na mostra “Olhar no cárcere”

Universal nos Presídios oferece aulas de pintura para ajudar na ressocialização de presidiários

Imagem de capa - Detentos expõem quadros na mostra “Olhar no cárcere”

Os voluntários do grupo Universal nos Presídios (UNP) sempre inovam quando o assunto é criar ações para beneficiar a população carcerária. No Maranhão, por exemplo, acontece o projeto “Artes nos Presídios” que oferece aulas de pintura para os reclusos das 14 cadeias da capital, São Luís.

No curso, os participantes têm acesso à matéria de História da Arte, técnicas de percepção visual, composição, luz e sombra, perspectiva, etc. Como uma forma de valorizar o que é feito, o UNP local organizou uma exposição dos trabalhos no dia 14 de dezembro. Chamada de “Olhar no cárcere”, a mostra contou com 54 telas expostas no Golden Shopping.

O pastor Venino Aragão de Souza é artista plástico e responsável pelo trabalho. Ele diz que a apresentação colabora para a autoestima dos detentos. “Eles sentem-se valorizados e têm a oportunidade de serem reintegrados por meio da arte. Ao mostrar suas obras para as pessoas do lado de fora dos presídios, revelamos talentos que eram esquecidos ou deixados de lado pela sociedade”.

As obras chamavam atenção do público que se surpreendia com a iniciativa do projeto e da qualidade dos trabalhos. “O Secretário de Administração Penitenciária, Murilo Andrade, esteve presente no dia da abertura, elogiou o trabalho da Universal nos Presídios e reforçou que iniciativas como essas devem ser sempre realizadas dentro do sistema prisional”, conta o pastor. Na ocasião, o Secretário foi presenteado com a Bíblia comemorativa dos 40 anos da Universal.

Assista abaixo a matéria sobre a intervenção artística:

A exposição acontecerá até o dia 28/12, no 1º piso do Golden Shopping, localizado na Avenida Avicênia, 2-40, no bairro de Calhau, em São Luís, Maranhão.

Para mais informações sobre o grupo Universal nos Presídios acesse o perfil oficial do coordenador geral em todo o País, bispo Eduardo Guilherme, clicando aqui.

imagem do author
Colaborador

Por Rafaella Rizzo / Fotos: Cedidas