Você já tem resoluções para o próximo ano?

Algumas sugestões podem ajudá-lo em suas escolhas

Imagem de capa - Você já tem resoluções para o próximo ano?

De tempos em tempos, é natural o homem fazer uma avaliação de como está a sua vida. Se tomou as decisões mais acertadas para a sua trajetória e se existem frutos ou não dessas escolhas. Muitos costumam fazer isso antes do ano terminar. Aproveitam que o ciclo se encerra e que outro vai começar para fazer essa análise e projeções. Fazem uma retrospectiva pessoal de tudo o que rolou nos últimos 12 meses e planejam o que querem fazer mais à frente, em curto, médio e longo prazos. Para auxiliar nessa tarefa, a Folha Universal listou algumas resoluções para o próximo ano. Elas podem servir como sugestão para quem ainda não analisou o que vai buscar em 2018. O objetivo é fazer você interpretá-las e refletir sobre o que quer da vida, escolhendo o que é mais apropriado para você.

Leia ainda mais

De quantos bons livros você já ouviu falar? Talvez você tenha até uma lista deles, mas não teve tempo ou disposição para iniciar essa leitura. Agora pode ser o momento ideal para começar. Escolha um deles e leia no ônibus, no metrô, nas filas de espera e até no banheiro. Você vai melhorar o seu vocabulário, ampliar a sua visão quanto a determinado assunto e se entusiasmar com a leitura.

Supere seu medo

Todos têm receios e superá-los pode ser uma verdadeira batalha. Encarar seu medo pode ser a forma mais eficaz de vencê-lo. Se precisar de ajuda, não hesite. Você verá que mais à frente poderá auxiliar alguém que está em uma situação parecida com a que você passou.

Faça um check-up

O homem, de modo geral, só procura o médico quando realmente está com problemas. Ele tende a esconder dores e sintomas de algo que poderia ser diagnosticado e curado preventivamente. É fato. Mas, em 2018, é hora de mudar isto. Consulte um clínico geral e peça a documentação para fazer um check-up completo, mesmo que seja apenas para confirmar que tudo está bem. Lembre-se de que cuidar da saúde é um pequeno passo para ajudar a si mesmo.

Turbine sua carreira

Há muitos homens insatisfeitos com o cargo que ocupam ou a remuneração que recebem, mas poucos são os que se preocupam em fazer algo para mudar esta situação e melhorar. É hora de você estabelecer metas para sua vida profissional, fazer uma pós-graduação ou um MBA (para aprimorar seus conhecimentos) ou algum curso que lhe auxilie na transição para uma carreira que você queira seguir.

Tenha um hobby

Ter um tempinho ocioso, de boa qualidade, também é importante. Pode ser aquele período em que você conserta as coisas em casa: faz uso de suas habilidades ou as desenvolve e arruma a luminária ou troca a tomada que estava estragada. Você também pode dedicar um tempo para uma atividade física que lhe ajude a relaxar, praticar o esporte de que mais gosta ou para aprender a tocar um instrumento, por exemplo.

Guarde dinheiro

Se a economia brasileira não dá sinais de melhora, cada um de nós pode, ao menos, melhorar as finanças pessoais. Se não souber investir ou como organizar o seu dinheiro, informe-se como fazer isso com alguém que tenha experiência nessa área. Essa pode ser a alavanca para melhorar sua condição financeira.

Conheça seu ponto fraco

Você não é o Super-Homem, mas até ele tem o seu ponto fraco: a kryptonita. Não é à toa que todo herói de ficção, apesar de seus superpoderes, também precisa se preparar. É uma maneira de lembrar a nós mesmos de nossas fraquezas. Não há ninguém nesse mundo que seja invulnerável. Qual é a sua fraqueza? Veja mais em https://blogs.universal.org/renatocardoso/2014/09/…

imagem do author
Colaborador

Por Eduardo Prestes / Foto: Fotolia