Uma doença que aflige gerações

William Marcondes enfrentou a mesma doença que tirou a vida do pai, mas conseguiu se recuperar com sucesso

Imagem de capa - Uma doença que aflige gerações

Em dezembro de 2016, o garçom William Marcondes (foto ao lado), de 40 anos, passou a ter fortes dores na barriga. Ele não sentia fome e só melhorava quando deitava. Em vez de perder peso, ele percebeu que estava cada vez mais inchado.

William procurou um médico, fez vários exames e foi diagnosticado com insuficiência cardíaca. “Quando descobri a doença, fiquei desesperado, pois tinha perdido o meu pai há pouco tempo e ele teve os mesmos sintomas”, conta.

William era uma pessoa ativa e, repentinamente, ficou debilitado. Ele evitava andar, pois as dores no corpo eram muito fortes. Além disso, a doença era recorrente em muitos de seus familiares. Ele iniciou o tratamento e precisou ser internado por 15 dias, pois o organismo dele estava retendo muito líquido.

“Eu tomava injeção na barriga todos os dias, para que o sangue não coagulasse, porque os meus rins começaram a dar problema também. Eu estava em uma situação bem complicada”, lembra. Em aproximadamente um mês ele ganhou cerca de 40 quilos e chegou a pesar 110 quilos.

William passou 30 dias sem comer nada e ficava apenas à base de soro. “O meu pulmão começou a encher de água e o médico disse que se eu bebesse um copo de água morreria”, recorda.

Sua mãe frequentava a Universal há anos e estava participando da reunião de cura por ele. Ela passava a água consagrada no filho e transmitia a força e o apoio necessários. Foi quando William começou a fortalecer a própria fé. “Apelei para a fé quando vi que não tinha mais solução para a minha situação.”

Ele pediu ajuda de um familiar para levá-lo à Universal, pois não conseguia nem se locomover sozinho. “Eu tive que ser carregado, o meu corpo todo doía, meus órgãos estavam inchados. Ao sentar, eles se comprimiam e a dor era grande, a ponto de eu chorar. Cheguei na reunião chorando e pedi para Deus me matar ou me curar, porque eu não queria mais ficar daquele jeito”, diz.

Com o passar dos dias, ele voltou a se alimentar. Dessa forma, ganhou força nas pernas e começou a andar sozinho. A fé dele estava cada vez mais fortalecida.

“Quando o médico me viu chegar no hospital andando, com outra fisionomia, ele me disse que não acreditava na minha melhora. Com isso, pediu novos exames para ver se de fato o meu quadro havia mudado. Graças a Deus os exames vieram sem nenhuma alteração, ou seja, tudo estava normal”, afirma.

William recuperou o seu peso normal de 70 quilos e voltou a ser uma pessoa saudável. Atualmente, ele realiza todas as atividades do seu dia a dia sem qualquer dificuldade. Está curado e livre da doença que condenou muitos dos seus familiares.

Insuficiência Cardíaca

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a insuficiência cardíaca é uma doença em que o coração não consegue mais bombear sangue suficiente para o corpo, o que compromete as funções e necessidades do organismo. Embora possa se desenvolver repentinamente, ela é uma doença crônica de longo prazo, que pode afetar os dois lados do coração. Como essa enfermidade compromete a função de bombeamento do sangue, ela prejudica as funções vitais.

De acordo com o Departamento de Informação do Sistema Único de Saúde (Datasus), o problema atinge cerca de 3 milhões de pessoas no Brasil. Em 2015, foram registradas 219 mil internações por causa dessa condição. Além de ser a principal causa de hospitalização de pessoas acima de 65 anos, a doença é responsável por uma taxa de mortalidade acima da média de vários tipos de cânceres.

A Universal ensina a prática da fé espiritual associada ao tratamento médico recomendado a cada paciente.

Muitas pessoas fazem e recebem orações para
tratar doenças incuráveis nas reuniões de cura e libertação da Universal. As
correntes acontecem todas as terças-feiras, em todo o Brasil. Veja o endereço
da Universal mais próxima em
universal.org/enderecos .

imagem do author
Colaborador

Por Michele Francisco / Fotos: Marcelo Alves, Arquivo Pessoal e Fotolia