O que vai mudar na emissão do passaporte?

A meta é diminuir a burocracia e facilitar a vida do cidadão até o final de 2018

Imagem de capa - O que vai mudar na emissão do passaporte?

O passaporte é o documento que possibilita o ingresso do cidadão em outros países. O processo para a emissão é, na maioria das vezes, lento e muito burocrático. Recentemente, o governo federal divulgou que isso mudará em 2018.

Atualmente, para requisitá-lo, é preciso reunir documentos como o Registro Geral (RG), o Cadastro de Pessoa Física (CPF), o Título de Eleitor e os comprovantes de votação e de quitação com o serviço militar – para os homens –, o passaporte anterior válido e o comprovante bancário de pagamento da Guia de Recolhimento da União.

Em breve, apenas o RG e o CPF serão solicitados.

Tal mudança será possível porque um banco de dados, que será implantado pela Casa Civil, vai reunir informações gerais sobre os cidadãos e será acessado por agentes da Polícia Federal no momento da solicitação do documento.

O sistema será implantado de forma gradual e funcionará em todo o País até o final de 2018. Na prática, ele reduzirá o tempo gasto para realizar a solicitação de diversos serviços e a emissão de documentos é apenas um deles.

Fase de testes

Segundo informações do próprio site da Polícia Federal, “o sistema que permitirá a solicitação de passaporte de forma simplificada está em fase de finalização e testes”. Por isso, os postos de emissão ainda estão pedindo a documentação exigida pela legislação vigente.

O custo atual para tirar o passaporte é de R$ 257,25. Caso tenha interesse em fazer o seu, acesse o site www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte e siga o passo a passo.

imagem do author
Colaborador

Por Lorrainne Silva / Foto: Fotolia