Formandos 2017 da ABADS são condecorados

Portadores de deficiência intelectual concluem o fundamental I em grande estilo

Imagem de capa - Formandos 2017 da ABADS são condecorados

Amor, carinho, felicidade e gratidão. Foram esses sentimentos que se espalharam no ar na festa dos formandos deste ano do ensino fundamental I, na sede da Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social (Abads), no último dia 14, em São Paulo, da qual eles fazem parte.

Desde os preparativos pelos funcionários, professores, voluntários e diretoria até a cerimônia, o clima era de alegria e empenho para que tudo saísse da melhor maneira possível. E não é para menos. A formatura tem um significado para lá de especial. É o resultado de muita dedicação e o início de uma nova etapa: a busca de uma colocação e a adaptação ao mercado de trabalho.

Portadores de deficiência intelectual e autismo, muitos deles chegaram à instituição ainda bebês e ali receberam toda assistência necessária nas áreas de saúde, educação, serviço social e emprego apoiado (inclusão profissional) até os 22 anos. Outros, com dificuldades de adaptação às escolas convencionais, foram encaminhados à Abads e puderam estudar o currículo do governo adaptado a eles com quatro horas diárias, além de aulas de dança, música, artes, entre outras. Mais do que o diploma, o que se busca é a interação social desses jovens.

Um a um, acompanhados pelos pais, Brandow, Daniel, Kely, Leonardo, Lucas, Felipe, Taina, Nicolas e Jair foram chamados e receberam o canudo de um membro da mesa-diretora, composta por Rose Amorim, presidente da Abads; Maria de Fátima Vasconcelos dos Santos, diretora da escola; doutora Eliana Curátolo, psiquiatra infantil; bispo Iranildo Souza, da Universal; e Gilberto Buzato, representante dos pais dos formandos.

Após a cerimônia – que contou também com homenagens aos pais dos alunos, na qual Rose Amorim agradeceu a eles pela confiança depositada na instituição, e palavras de gratidão dos pais pelo carinho recebido e o progresso notado em seu filhos, além de uma oração realizada pelo bispo Iranildo –, todos, funcionários, alunos e voluntários se divertiram ao som da banda Aragon, que animou a tarde festiva.

Segurança. É assim que Valdinele de Souza, mãe do formando Brandow, resume o que a Abads representa na sua vida. Depois de anos de lutas, em razão da dificuldade de Brandow se enquadrar na escola regular, eles chegaram à instituição por meio da antiga escola, quando ele tinha 15 anos, e tudo mudou. Para ela, a Abads foi a base de tudo. Agora, “é correr atrás do sonho de Brandow”: trabalhar como garçom ou padeiro. E para isso ela também vai contar com a ajuda da instituição.

Segundo a presidente da Abads, Rose Amorim (foto acima), a instituição (que atende hoje mais de 980 jovens por mês e tem 700 na fila de espera) já preparou 350 jovens, que estão inseridos no mercado de trabalho: em grandes lojas, na construção civil, em mercados, de acordo com as condições e o desejo de cada um deles, mas ainda há muito a ser feito.

“Há um banco de dados com cem cadastros à disposição das empresas. Responsabilidade social, políticas públicas, conscientização, muitas lutas por parte de todos estão entre as necessidades para que cada vez mais essas pessoas sejam incluídas na sociedade e conquistem a dignidade que merecem”, disse.

Quer saber mais a respeito da Abads, de suas ações e de como ser um voluntário? Acesse o site da instituição: abads.org.br.

imagem do author
Colaborador

Por Maria do Rosário / Fotos: Marcelo Alves