A make “quase” perfeita

Maquiagem é o que não falta na bolsa de muitas mulheres. Mas, se não houver o devido cuidado na hora de usá-la, a saúde da pele corre muitos riscos



Por Por Michele Francisco / Fotos: Fotolia

Vai sair? Então não se esqueça de ao menos passar uma base, um batom, um rímel e pronto! É o básico de uma maquiagem, mas que faz muita diferença para que a mulher se sinta mais bonita e com a autoestima lá em cima. Contudo, assim como a maquiagem pode ajudar na beleza, se não for utilizada e retirada da forma correta, ela pode prejudicar a saúde da pele.

De acordo com a dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) Betina Stenanello, além do cuidado que todas as mulheres devem ter, existem alguns tipos de peles que precisam de uma atenção maior. “Para a pele oleosa não são indicados produtos oleosos. Algumas pessoas têm alergia a alguns componentes da fórmula e, por isso, devem ficar sempre atentas. Além disso, há algumas peles que podem desenvolver a acne cosmética, por causa da obstrução dos poros ou pela oleosidade da maquiagem”, alerta a especialista.

Não é recomendado sair comprando qualquer produto sem saber quais são as necessidades da sua pele. Também não é indicado compartilhar a maquiagem de outra pessoa. “A pele oleosa precisa de um cuidado maior. Ela necessita de uma maquiagem mais leve. É indicado o uso de produtos não comedogênico (que não obstruem os poros), não acnegênico (que não cause acne) ou oil free (livres de óleo).

A pele com rosácea (uma doença de pele comum e que deixa a região do rosto mais rosado) também requer cuidados. Não é qualquer maquiagem que se adapta a esse tipo de pele. Precisa ser um produto mais leve sem muitos antígenos ou substâncias químicas”, afirma Betina.

Cuidados

Deixe de lado aquela preguiça de tirar a maquiagem para dormir, pois isso pode custar caro depois. “Dormir maquiada obstrui os poros e impede que a pele faça a renovação celular. Além disso, leva ao envelhecimento precoce. E nunca use um produto vencido, pois isso pode colocar sua pele em risco”, diz.

Para uma pele mais saudável

– Mantenha a pele limpa, principalmente antes de dormir e ao acordar

– Faça uso de antioxidantes, como vitamina C, carmosina, phoretin e outros, para proteger a pele das agressões diárias

– O protetor solar deve ser utilizado diariamente por todas as pessoas

– Procure comer alimentos ricos em vitaminas

– Beba bastante água todos os dias

ler mais
Reportar erro

comentários

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

A make “quase” perfeita

[recaptcha]

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Fake news

Você sabe de alguma notícia falsa que tem circulado na internet sobre a igreja Universal? Relate aqui o caso que iremos trazer toda a verdade no site Mitos e Verdades

Formulário de Denúncia

[recaptcha]

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach

Coordenadora de Conteúdo:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Michele Roza, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques, Rafaela Dias



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone:(11) 2392-3372

Endereço Rua João Boemer, 254 - Brás, São Paulo

Cep: 03018-000

Free WordPress Themes, Free Android Games