Saiba como consultar as pendências no número de um CPF

Análises podem ser feitas para o documento pessoal ou de terceiro



Por Da Redação / Foto: Thinkstock

Realizar um negócio, seja a compra ou a venda de uma casa, veículo ou qualquer outro bem material de terceiros, se tornou uma ação de risco. Frequentemente, as pessoas têm que arcar com prejuízos em decorrência da falta de pagamento por parte do comprador ou o não cumprimento do que foi estabelecido pelo vendedor.

Para evitar essa indisposição e uma frustação por um trâmite que não se concretizou com sucesso, uma das maneiras de se prevenir é fazer a consultar do CPF do vendedor ou comprador previamente, e até mesmo do próprio documento, evitando o bloqueio de um futuro crédito necessário.

Por meio do nome completo, as empresas já têm acesso fácil às informações de um cliente, que podem ser obtidas pelos birôs de crédito, instituições responsáveis por fornecer uma pesquisa sobre a situação financeira de um cliente. No entanto, essas informações não podem ser repassadas para os demais consumidores. A análise de crédito é exclusiva.

Em contrapartida, para que o consumidor consiga checar as dependências apenas com o nome de um terceiro, a consulta é possível, mas, só poderá ser concretizada por meio judicial ou de uma procuração. Além disso, é necessário que a pessoa interessada em consultar se dirija a uma agência da Receita Federal, pois a análise não por ser obtida por meio da internet.

Outra possibilidade

Com os números do CPF de qualquer pessoa em mãos, a análise poderá ser realizada, gratuitamente, no site da Receita Federal. Apesar da facilidade, para que o acesso seja liberado, é preciso ter, também, a data de nascimento do titular a ser consultado.

Para o uso pessoal, o site do Serasa Experian também é outro meio legal e possível para que qualquer pessoa tenha acesso às restrições em seu próprio CPF e informações para decisões de crédito e apoio a negócios.

Correios: liberação recente

Outra novidade recente é a consulta pelo site do Correios de uma maneira simples: no Você Consulta Pessoas, o serviço permite que você tenha acesso às dívidas, cheques sem fundo e outras restrições de quem pretende obter informações financeiras. Para que o acesso seja liberado é preciso ter os números do CPF e dos documentos da pessoa a ser consultada.

Com informações do Serasa Experian

ler mais
Reportar erro

comentários

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Saiba como consultar as pendências no número de um CPF

[recaptcha]

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Fake news

Você sabe de alguma notícia falsa que tem circulado na internet sobre a igreja Universal? Relate aqui o caso que iremos trazer toda a verdade no site Mitos e Verdades

Formulário de Denúncia

[recaptcha]

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach

Coordenadora de Conteúdo:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Michele Roza, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques, Rafaela Dias



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone:(11) 2392-3372

Endereço Rua João Boemer, 254 - Brás, São Paulo

Cep: 03018-000

Free WordPress Themes, Free Android Games